InícioAraripina em Foco33 mulheres concorrem a uma vaga na Câmara de Araripina, PE

33 mulheres concorrem a uma vaga na Câmara de Araripina, PE

Embora elas sejam a maioria do eleitorado brasileiro, as mulheres ainda tem pouca participação nas disputas eleitorais. Em Araripina, Sertão do Araripe, Trinta e Três candidatas querem ocupar uma das 15 vagas no legislativo municipal.

Duas destas postulantes tiveram o pedido de registro indeferido, sendo que houve uma substituição em um caso específico. Apenas uma das candidatas concorre a releição, sendo que as demais são a primeira disputa no pleito.

De acordo com a legislação vigente são reservados 30% das vagas nas candidaturas dos partido e coligações para o público feminino. Nessas Eleições Municipais aqui na cidade ainda é pouco essa participação delas neste pleito.

Observo que grande parte deste registros foram solicitados apenas para cumprir a lei de cotas. Pois é pouco o engajamento nas campanhas por parte destas postulantes. Aquela candidata que não pede voto e nem faz movimentos partidários apenas consta no site do TSE como candidata mas na verdade não é de fato.

As estimativas é que para a Câmara de vereadores em 2020 sejam eleitas pelo menos duas desta candidatas, pois este ano houve mudanças em relação a contagem dos votos e agora vai entrar quem tiver mais. Os vereadores não poderão concorrer por coligações e sim em chapa única dentro do partido isolado.

Por outro lado espera-se que para as próximas eleições na cidade aumente a quantidade de participações das Araripinenses na disputa ao legislativo e pode ser que surja aquelas corajosas para disputar o cargo de prefeita, fato que já virou uma lacuna a ser preenchida aqui no município.

Redação AF Newss / Imagem: Reprodução

RELACIONADOS