Talvez você nunca tenha ouvido falar diretamente sobre 5HTP, mas, certamente já ouviu falar em serotonina – comumente associada ao bom humor e ao bem-estar de uma forma geral.
Rubens Gomes, consultor internacional em Treinamento e Nutrição Esportiva, comenta que, quando o assunto é bem-estar e bom humor, normalmente fala-se sobre o 5-hidroxitriptofano ou, simplesmente, 5HTP. “Trata-se de um aminoácido que se converte no cérebro em um produto químico chamado serotonina – que, por sua vez, é uma importante substância química do cérebro envolvida no humor, comportamento, apetite e sono”, explica.
Dessa maneira, fica mais fácil imaginar a importância deste aminoácido, bem como as consequências da falta de serotonina no organismo.
Gomes destaca que, entre os sintomas dos baixos níveis de serotonina, estão:
- Depressão;
- Obesidade;
- Desejo por carboidrato;
- Bulimia;
- Insônia;
- Narcolepsia (distúrbio do sono que causa sonolência excessiva);
- Apneia do sono;
- Enxaquecas;
- Dores de cabeça tensionais;
- Dores de cabeça diárias crônicas;
- Tensão pré-menstrual;
- Fibromialgia.
Como o 5HTP age no organismo?
A nutricionista Carolina C. Castro explica que o 5HTP é um aminoácido aromático sintetizado pelo próprio organismo, a partir do aminoácido essencial chamado L-triptofano. Ou seja: o triptofano é um dos aminoácidos essenciais, aqueles que devem ser obtidos pela alimentação (pois não são produzidos pelo próprio organismo). Depois que o triptofano é convertido a 5-HTP, este é, então, convertido a serotonina, oferecendo diversos benefícios à saúde, como os destacados abaixo:
1. Combate à ansiedade e à depressão
Carolina reforça que, no cérebro, o 5HTP é convertido em serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de plenitude e bem-estar. “Então, a ansiedade e depressão causadas por baixa disponibilidade de serotonina podem ser melhoradas com 5HTP”, diz.
Os benefícios da serotonina no tratamento da depressão já são bastante conhecidos, tanto que alguns medicamentos envolvem exatamente uma ação direta sobre o aumento nos níveis desse neurotransmissor. E, então, sendo o 5HTP um precursor da serotonina, acredita-se que ele possa ser um auxiliar no tratamento.
2. Combate à insônia
Carolina explica que parte (aproximadamente 1%) da serotonina produzida pelo 5HTP pela manhã é convertida à melatonina no período noturno. E a melatonina é exatamente um hormônio relacionado ao relaxamento e à indução do sono.
3. Ajuda na perda de peso
“Quando o excesso de excesso de peso está relacionado a desordens nos níveis de serotonina, à ansiedade e compulsão alimentar, o 5HTP pode auxiliar no emagrecimento”, diz a nutricionista Carolina.
Alguns estudos que têm associado o uso de 5HTP à perda de peso mostram que esse aminoácido pode colaborar com uma maior saciedade após as refeições, fazendo com que a pessoa coma menos e, assim, consuma menos calorias.
Porém, vale lembrar que, isoladamente, o 5HTP não “faz nenhum milagre” quando o assunto é emagrecimento. Ele certamente só oferecerá benefícios se for encaixado no plano alimentar de uma pessoa que realmente precise desse aminoácido, e que ainda siga uma alimentação equilibrada e se exercite regularmente.
4. Combate à fibromialgia
Carolina explica que a fibromialgia é uma doença multifatorial e que alguns sintomas dela estão relacionados com a baixa disponibilidade de serotonina, como a redução do limiar de dor, fadiga crônica, ansiedade e insônia. “Nesses casos, pessoas com baixa serotonina sérica normalmente apresentam melhoras no número de pontos de dor, fadiga e ansiedade com a suplementação de 5HTP”, diz.
5. Combate à enxaqueca e dores de cabeça
Mais investigações ainda são necessárias neste sentido, mas, alguns estudos têm apontado benefícios (redução dos sintomas) com o uso de 5HTP em pessoas que sofrem com enxaquecas ou dores de cabeça em geral.