InícioDestaque7 profissões estarão em alta em 2021

7 profissões estarão em alta em 2021


Apesar da crise econômica que assola o país, segundo pesquisas realizadas no mercado de trabalho, sete profissões estarão em alta a partir desse ano de 2021. Confira abaixo quais são elas.

1- Desenvolvedor de aplicativos

Todas as atividades, numa velocidade cada vez maior, irão migrar para o mundo virtual. É preciso que os aplicativos sejam cada vez mais simples e seguros, bem como adaptáveis e funcionais para diferentes dispositivos.

Um desenvolvedor de aplicativos terá muitíssimo trabalho nos próximos anos. Estes devem ser profissionais muito adaptáveis, pois a mudança será constante. Este trabalho é realizado por engenheiros de software, ou por quem estuda engenharia da computação, de sistemas, ou possui formação profissional em desenvolvimento de aplicativos.

2. Piloto de drones, uma das profissões bem-sucedidas do futuro

Uma das profissões que estarão em alta durante os próximos anos é a de piloto de drone. Não vai demorar muito para que todos os serviços de entrega sejam prestados através deste meio e, em poucos anos, o transporte de passageiros também vai acontecer dessa forma.

Os táxi drones e os volocópteros não vão demorar a aparecer e a se popularizarem, por isso, uma pessoa que tenha conhecimento sobre o assunto será muito solicitada a curto e médio prazo. Isso se aplica a pilotos, mas também a mecânicos e especialistas em sistemas de navegação.

3. Engenheiro agroalimentar

Um engenheiro agroalimentar será fundamental nos próximos anos. Este é um profissional capacitado a produzir e conservar alimentos, aspectos que terão cada vez mais intervenções na genética da produção.

4. Assistente social

Os serviços sociais serão cada vez mais valorizados justamente porque a tecnologia ameaça contribuir para o aumento do desemprego. Se o sistema continuar funcionando como o conhecemos, a desigualdade social e a concentração de riqueza serão cada vez mais notórias.

Esse contexto tornará as atividades dos assistentes sociais indispensáveis. Eles terão o objetivo de reduzir e lidar com a tensões vivenciadas pela sociedade. Muito provavelmente, estarão presentes em todos os níveis do Estado e com cada vez mais espaço no setor privado.

5. Fisioterapeuta

A fisioterapia é uma profissão tradicional que atualmente se encontra em alta e continuará assim por muito tempo. Uma das razões para isso tem a ver com o envelhecimento generalizado da população. Em um futuro próximo, é provável que haja uma grande proporção de idosos no mundo.

Além disso, as atividades profissionais se tornam cada vez mais sedentárias, e isso causa uma infinidade de problemas musculares, ósseos e circulatórios. Isso aumentará a procura por estes profissionais e, além disso, fará com que eles estejam presentes no dia a dia de todos.

6. Designer de games

É muito provável que os videogames se integrem cada vez mais ao campo educativo, e é seguro dizer que, em poucos anos, eles se tornarão uma ferramenta de uso diário nas escolas. Por isso, uma das profissões mais bem-sucedidas nas próximas décadas será a de designer de games.

7. Engenheiro industrial

Outra das profissões de muita tradição que também possui um grande futuro é a da engenharia industrial. A tecnologia e suas aplicações promovem novas formas de produzir, trabalhar e distribuir. Para que tudo isso seja feito adequadamente, há a necessidade de contar com engenheiros industriais.

A automatização da produção exige profissionais desta área. Aqueles que se especializarem em áreas como a nanotecnologia e a robótica, dois campos que dominarão o futuro, terão possibilidades ainda melhores.

Obviamente, muitas outras profissões que serão bem-sucedidas no futuro não estão nesta lista. Além disso, faltam também as atividades que ainda não foram criadas e que surgirão com os avanços posteriores. O importante aqui é que estejamos conscientes dessas mudanças no mundo do trabalho, pois são aspectos que definitivamente marcarão o nosso futuro.

Jornal Meio Norte / Imagens: Reprodução

RELACIONADOS