InícioAraripina em FocoA influência dos pets na saúde emocional das pessoas - Dra. Priscila...

A influência dos pets na saúde emocional das pessoas – Dra. Priscila de Alencar

Setembro está chegando ao seu fim e é um mês de grande importância devido ao combate à depressão e prevenção do suicídio. Pensando nisso, resolvemos preparar um conteúdo inspirado no Setembro Amarelo — correlacionando-o com o mundo pet — tendo como tema “Influência dos pets na saúde emocional das pessoas”; mas antes, quero dizer que todo este conteúdo foi elaborado através da minha experiência na rotina clínica com relatos dos meus clientes, dados científicos e na experiência de profissionais atuantes na psicologia: o Dr. Emanuel Ripardo e a Dra. Terezinha Joca. Só quem tem um bichinho ou já passou por essa experiência sabe a diferença que eles fazem nas nossas vidas e o quanto contribuem para o nosso bem-estar.

Imagine aí: você está voltando do trabalho ou do colégio depois de um dia cheio, cansativo e estressante. Chegando em casa, você é recebido com a alegria eufórica de um cão ou a singela de um gato, lhe dando as boas vindas, mostrando o quanto você é especial e amado por ele. Você concorda que essa é uma das melhores sensações da vida?

Então, isso acontece porque nosso cérebro é capaz de reconhecer gestos genuínos e sinceros de amor; o que faz com que sejam liberados neurotransmissores responsáveis pelas sensações de relaxamento, prazer, calma e bem-estar devido ao aumento de dopamina e serotonina.

Pesquisas recentes apontam que durante o lockdown muitas pessoas optaram por introduzir uma companhia animal às suas famílias; ter ao seu lado um animalzinho que depende unicamente dos seus cuidados e do seu afeto já é uma grande mudança na rotina. Uma explicação para isso é que ter um pet em casa gera uma sensação de compromisso e responsabilidade — coisas que foram diminuídas com a mesmice provocada pela pandemia; o que faz sentido.

Com um Pet, você passa a exercer o cuidar do outro, a companhia, a capaciedade de educar, o compromisso de dedicação e atenção. São pontos específicos que podem auxiliar muitas pessoas a saírem (nem que seja por um momento) daquele foco de ansiedade, estresse e até mesmo depressão.

É importante deixar claro que os pets não substituem profissionais da saúde ou terapia medicamentosa. Eles podem atuar como auxílio terapêutico através do suporte e apoio emocional.

É isso. Espero que vocês tenham gostado desse conteúdo e até a próxima!

Dra. Priscila de Alencar – Médica Veterinária – Araripina em Foco

Damião Sousa
Damião Sousa
Diretor de Jornalismo e Marketing
RELACIONADOS