Apesar das poucas chuvas que caíram nesse ano de 2020 aqui na cidade de Araripina, cidade localizada no extremo oeste do Estado, a cultura do plantio do feijão continua a sobreviver. Um produto que varia muito de preço de acordo com cada safra. O feijão ainda verde é um alimento bastante apreciado pelos sertanejos, sendo mais presente na culinária entre os meses de junho e final de ano quando cai alguns acumulados de chuva que dá para molhar a terra.
Na feira livre da cidade já é possível encontrar a leguminosa nas bancas, embalados em sacos de 1 quilo, o alimento sofreu um reajuste no preço devido a diversos fatores e perincipalmente a pandemia que encareceu os alimentos. A temporada que se inicia entre os meses de novembro e dezembro é bastante curta. Rapidamente desaparece das bancas devido a grande procura. Com o feijão verde o pessoal daqui prepara o famoso baião com queijo ou creme de leite. Há quem goste também de acrescentar o pequi para dar mais sabor.
Como adquiri o produto e economizar? a dica é buscar a compra diretamente com o agricultor. A negociação sai mais em conta. Procurar o produto nos dias da feira livre do sábado já no período da tarde também torna-se uma forma de economizar. Na feira permanente que fica localizada no centro da cidade também se encontra o feijão verde. Geralmente os agricultores retiram os grãos ainda verdes mas a finalidade é colocar para secar ao sol. Então o certo é correr para logo para conseguir a leguminosa direto das famílias produtoras para não pegar um reajuste alto nos mercados devido as tributações de impostos.
Redação AF News / Imagem: Reprodução