InícioRegião do AraripeAraripinaApós denúncia de crime ambiental, 16 pássaros são libertados em Araripina, PE

Após denúncia de crime ambiental, 16 pássaros são libertados em Araripina, PE


Dezesseis pássaros silvestres da fauna nativa foram libertados em um Operação Policial realizada por agentes da 9ª CIPM na tarde desta sexta-feira 26 de fevereiro em Araripina, Sertão de Pernambuco. Através de denúncia, o efetivo conseguiu localizar um suspeito responsável pelas aves que estavam em gaiolas.

Com informações da equipe Malhas da Lei, foi possível confirmar a noticia crime, pela qual, o policiamento ao chegar no local visualizou as aves engaioladas e o proprietário não tinha autorização ambiental para manter ou comercializar essas espécies originárias da Caatinga. Foi cessado aquela prática no momento e o homem foi levado para os procedimentos legais na Delegacia de Polícia Civil. Além dos pássaros 14 gaiolas foram apreendidas.

Embora tenha diminuído o interesse de se manter pássaros em gaiolas nas residências, ainda é bastante comum encontrarmos espécies de aves da Chapada do Araripe sendo comercializadas. Tudo deve ser feito dentro da lei, e quando há documentos fiscais e de autorizações é mais uma fonte de renda para a economia local. Aqui no Sertão do Araripe, as cidades onde mais ocorrem crimes ambientais, segundo dados observados das ocorrências policiais enviadas à imprensa é Bodocó e Exu. Quando os agentes não encontram rinhas de galos, se deparam com a caça predatória.

Liberdade evita maus-tratos

Em muito casos, há maus-tratos por parte da ação humana com essas aves. Ninguém quer viver preso. E esse trabalho desenvolvido pelas nossas polícias é muito importante para a existência dessas espécies aqui na fauna Araripinense tão atingida pela poluição do pó de gesso.

Um ícone da música nordestina e brasileira Luiz Gonzaga trouxe um exemplo em uma de suas canções que ainda hoje serve de conscientização. A letra de 1950 relata o sofrimento do pássaro Assum Preto, na qual tem olhos furados para cantar melhor. Confira o sucesso do rei do baião:

Redação AF News / Fonte e Imagem: 9ª CIPM

RELACIONADOS