InícioRegião do AraripeAraripinaAraripina: morre o pintor José Ribamar Evangelista

Araripina: morre o pintor José Ribamar Evangelista

Morreu neste sábado (12), Ribamar Evangelista, um dos maiores artistas que Araripina já teve, além de uma sabedoria ambulante e um conhecimento musical extraordinário e vizinho daquela gente ali da Rua Onze de Setembro, que gostava se ouvir as suas boas conversas. Irmão de Tiago do Banco do Bandepe (Antigo Banco Real e atual Santander) de Conceição que morou com Dona Antonieta Jacó (considerada filha pelo Casal proprietário do Bar Araripe), Cristina, e outra irmã que o nome me fugiu da memória.

Éramos capazes de enxergar em cada muro, em cada anúncio, em cada placa e em cada arte pintada a mão com uma agilidade e traços inconfundíveis as digitais de Ribamar Pintor, como era conhecido e, não deixaria de aqui mencionar essa figura tão importante para nossa cultura.

Fã incondicional de Raul Seixas, Ribamar sabia de cor as letras da música do roqueiro e sua partida nos pegou de surpresa.

Adendo

Segundo informação de nosso colaborador Francisco de Assis (irmão de Maria de Ló) ele e Ribamar foram criados juntos no Bairro Zé Martins ,

Ribamar era, segundo Francisco, filho de “Bastim Barbeiro” considerado um dos ricos na época com salão ao lado do Bar Araripe. Eram cinco (5) irmãos e duas irmãs: o mais velho era Antônio Paixão, Paulo Joaquim ele ( Ribamar) e o mais novo Tiago. As meninas eram, Conceição, Verônica do Socorro e Cristina já citada por nós. Foram todos criados a “mão de ferro” – pois o pai era carrasco quando voltava da barbearia tinha que “tá” todos em casa e só comiam depois dele ou juntos, continua Francisco. A única que tinha liberdade era Cristina que foi criada por dona Antonieta Jacó do Bar Araripe.

A matriarca da família era conhecida por Maria de Bastim, que está prestes a virar uma centenária.

Por Everaldo Paixão

Allyne Ribeiro
Allyne Ribeirohttps://araripinaemfoco.com
Diretora de Edição e Redação de Jornalismo
RELACIONADOS