Um impressionante túnel de 81 metros de comprimento que termina em um lago subterrâneo, foi encontrado por funcionários de uma Mineradora de Gipsita (gesso) na cidade de Araripina-PE, nesta Terça-feira (14). O Vídeo foi feito no percurso da volta, saindo da área próxima do Lago, até a saída do túnel.
Após a explosão de uma bancada de Gipsita, feita com dinamite durante a retirada do minério, um enorme buraco na bancada de gipsita chamou a atenção dos funcionários.
Ao entrarem, perceberam que não se tratava de um simples buraco e sim de um túnel subterrâneo, desenhado há milhões de anos pela natureza, por dentro de uma enorme bancada de gipsita, adentrando a rocha por 81 metros, até topar em um lago subterrâneo, que nos impede de seguir o caminho do túnel.
Ao longo do caminho, o belíssimo desenho da gipsita vai decorando o teto e as laterais do túnel, a aventura com uma beleza singular. Estima-se que a o túnel esteja a 51 metros abaixo da terra e o caminho não é dos mais fáceis. Sem sabermos o que encontrar pela frente, a lanterna foi a principal aliada e o calor e a adrenalina fizeram parte do trajeto.
Em cerca de 5 minutos de caminhada da entrada, é possível se deparar com muita água armazenada, provavelmente oriunda das chuvas. Não dá para saber a dimensão da quantidade de água, devido a escuridão.
Os primeiro a entrar não tiveram coragem de prosseguir após uma pequena distância. A escuridão total, passagens excessivamente baixas, fendas e o medo de não saber o que vem pela frente, faz muitas pessoas voltarem no meio do caminho. O primeiro a chegar ao fim do túnel e se deparar com o lago, foi um morador da região, mais conhecido como “Seu Bibiu” , que no dia seguinte, ao saber da existência do túnel, foi ver aonde ia parar e ainda trouxe uma garrafa com água do lago como prova.
Revista Geral