A orientação da executiva nacional do PT de alinhar ao PTB em Pernambuco, já no primeiro turno das eleições, não causou surpresas ontem ao senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Armando Monteiro Neto (PTB). Segundo ele, em outros momentos, o diretório nacional da sigla “já tinha dado várias demonstrações de que desejava o entendimento com o PTB”. “Não me surpreende que o Rui Falcão (presidente nacional do PT) tenha dado essa posição”, assinalou.
O petebista considerou importante o posicionamento do diretório nacional, no entanto fez questão de ressaltar e creditar que a decisão dependerá dos aliados estaduais. “Essa questão vai ser definida naturalmente pelo PT de Pernambuco. Vai ser definida de forma tranquila e no momento adequado. Eu estou tranquilo. Acho que nós vamos construir isso de uma maneira absolutamente consensual, tranquila em função daquilo que as circunstâncias políticas estão exigindo”, afirmou.
Armando Neto voltou a defender que, independente de uma aliança já no primeiro turno ou não, o principal objetivo de sua legenda será reeleger a presidente Dilma Rousseff (PT). “Nós vamos fazer aquilo que possa resultar no fortalecimento desse projeto de reeleição”, afirmou o petebista, sem deixar esconder o grande desejo de ter os aliados no mesmo palanque já na primeira etapa. “Eu sempre entendi que esse é o melhor caminho e essa é a sinalização que as direções nacionais estão dando”, garantiu.
Após um período de férias, o senador retomará a agenda de contatos políticos, buscando pavimentar sua candidatura à sucessão estadual. Hoje, o senador estará no município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, com o ex-correligionário e atual presidente estadual do PROS, deputado José Augusto Maia. Também se reunirá com lideranças daquela região e seguirá para Taquaritinga do Norte.
Da Folha de Pernambuco