InícioRegião do AraripeAraripinaAtleta araripinense é medalhista de ouro nos jogos Pan-Americanos na Colômbia

Atleta araripinense é medalhista de ouro nos jogos Pan-Americanos na Colômbia

QBomBom

Motivo de orgulho para a família e para os araripinenses, Natan Micael é medalhista de ouro nos jogos Pan-Americanos de Cáli, na Colômbia. O jovem é jogador do Clube Taubaté de São Paulo, nos jogos ele defendeu a Seleção Brasileira Sub-23 de Handebol.

A disputa na final foi contra a seleção da Argentina e a seleção brasileira venceu de virada com o placar de 26 a 24.

O jogo foi pegado, a Argentina terminou o primeiro tempo vencendo por 13 a 12. Mas os brasileiros jogaram demais na segunda etapa, tiraram a vantagem adversária, assumiram a ponta no placar e correram para o abraço comemorar a conquista.

Tarcísio Oliveira foi o artilheiro pelo lado do Brasil com cinco gols marcados. Luis Gustavo Garcia, Joel Santos, Marcos Antônio da Silva e Davi Langaro anotaram três gols cada.

Conheça um pouco da história de Micael

Natan Micael Pereira Silva, 20 anos, natural de Araripina, no Sertão de Pernambuco, filho de Zildete Leal e Paulo Antônio, Irmão mais novo de (Natalia Mical, Paulo Jaziel e Paula Jasiele).

Natan viveu na cidade de Araripina durante 10 anos da sua vida, onde foi criado no bairro Alto da Boa Vista, estudou na creche Tia Dionéia, na escola Tia Iracema e na escola Eduardo de Souza Carvalho.

Ainda quando residiam em Araripina, a sua irmã mais velha Natalia Micael iniciou sua jornada esportiva no handebol com o professor Murilo, seguido pelo professor Leonardo Silva, Paulo vendo que sua filha se identificou com o handebol decidiu então estudar e conhecer melhor o esporte.

Natan e sua família, mudaram para Caldeirão Grande, no estado vizinho, Piauí, lá ele estudou na escola Dirceu Mendes Arcoverde, onde seu pai iniciou um projeto de Handebol quando trabalhava no programa do governo Projovem.

Paulo Antônio da Silva pai do atleta Natan Micael iniciou um trabalho com mais de 40 jovens onde ele ensinava tais modalidades, como futsal, handebol e futebol, e tinha um foco maior no handebol, Natan desde pequeno era apaixonado por esportes, jogava de tudo, futsal, handebol e futebol de tudo ele já fez.

Na época muito jovem ele não poderia se encaixar nos projetos do ProJovem ou nos quais o seu pai trabalhava, mas o seu pai vendo o entusiasmo do menino montou um time com crianças entre 9 e 11 anos, o mesmo montou o time só por diversão para ver o seu filho jogando pois ele não poderia jogar com os meninos mais velhos do projeto, esse time que ele montou jogava tudo, ia para os interiores jogar futebol jogava futsal na quadra da cidade e nos horários de treinos jogava handebol contra o time das meninas.

Em 2012 Paulo levou o seu time do ProJovem para disputar uma competição em Teresina, capital do Piauí, onde teve destaque como a primeira equipe do interior a chegar às semifinais da competição da capital, a competição denominada como Olimpiaui. Dessa competição algumas alunas do professor Paulo tiveram destaques, ganharam bolsas de estudo e no ano seguinte foram morar em Teresina.

Natan foi para Teresina com toda sua família(seus pais e seus irmãos) e algumas atletas da cidade de Caldeirão Grande e Araripina-PE. Em Teresina Natan morava em um alojamento cedido pelo professor Giuliano Ramos – dono e técnico do clube GHC, com sua família e as atletas que vieram com ele.

Suas irmãs ganharam bolsa de estudo em uma escola particular, o seu irmão mais velho jogava futebol e Natan o mais novo foi para o colégio Caíque Bauduino Barbosa de Deus, onde tem um projeto de handebol chamado Bola na Mão do Cidadão em parceria com o clube GHC. Foi aí que ele começou a treinar e a disputar competições pela equipe do GHC do Professor Giuliano Ramos.

Começando a se destacar

Ele colecionou alguns títulos pela equipe do GHC como olimpíadas da juventude, campeão brasileiro escolar, sexto lugar no campeonato mundial escolar, onde ele foi escolhido como sexto melhor jogador do mundo, vice-campeão sul-americano no Paraguai, campeão brasileiro cadete.

Natan disputou três competições internacionais, mundial da língua portuguesa em Cabo Verde na África, Mundial escolar de handebol em Doha no catar e sul-americano de handebol no Paraguai, sendo destaque na maioria das competições, muitos clubes do Brasil abriram os olhos para o menino, ele recebeu algumas propostas porém optou pela equipe de Taubaté -São Paulo onde joga até hoje , foi vice campeão brasileiro e eleito o melhor Armador Central do Brasil no ano de 2019, se consagrando também Campeão Paulista.

Sua Família permanece em Teresina com algumas atletas já na faculdade, e vivem em um alojamento (casa), custeada pelos próprios atletas e seu pais.

Mais destaques

Ex-jogador da seleção piauiense de Teresina (GHC) , atual jogador do Clube de Taubaté em São Paulo, foi convocado pela Seleção Brasileira de handebol sub-23, depois de muito trabalho duro e dedicação, para participar dos jogos Pan- Americano representando o Brasil na Colômbia de 29 de Novembro a 5 de dezembro.

A seleção masculina sub-23 está tendo excelentes resultados nos jogos, logo com Vitória na estreia do campeonato Pan-Americano em Cáli, na Colômbia ( BRASIL 38 X 16 MÉXICO).

No Segundo jogo o BRASIL vence PORTO RICO por 49 X 15 e se mantém invicto nos jogos PAN-AMERICANOS sub-23.

Com A 3° Vitória na fase de grupo a seleção brasileira de handebol, vence o CHILE por 30 X 23 e se classifica para as semifinais do Pan- Americano Sub-23 de forma invicta .

No dia 03 de Dezembro às 17:00h, a SELEÇÃO BRASILEIRA disputará contra CUBA as Semifinais.

Redação Araripina em Foco

RELACIONADOS