O vereador Roseilton do Moraes, reconhecendo o belíssimo trabalho da Banda Marcial da Escola Padre Luiz Gonzaga ao longo desses 10 anos, ofereceu uma moção de aplausos para a banda como forma de homenagear e comemorar junto com a banda que comemora 10 anos.
A Banda Marcial da Escola Padre Luiz Gonzaga esteve na Câmara e fez uma apresentação que foi assistida por todos os presentes.

O vereador destaca que a banda tem uma grande importância no meio musical e artístico de Araripina e região. – “A importância dessa banda é significativamente grande, do ponto de vista musical, artístico e cultural para a cidade de Araripina e para a região do Araripe, assim como para as cidades de estados vizinhos como Piauí e Ceará.
Quero parabenizar essa banda, em especial o Maestro Gilmar Silva, que todos nós sabemos que é um grande lutador e sempre fez de tudo para que essa banda e essa cultura musical permanecesse viva em Araripina, parabéns”, disse.
O Maestro Gilmar Silva, fez um breve discurso na tribuna da Câmara, agradecendo pelo reconhecimento a banda, e falando um pouco sobre a história de fundação da banda. Gilmar foi um dos fundadores e sempre ajuda a banda no que pode.
– ” Boa noite a todos presentes, eu quero agradecer a todos os vereadores pela receptividade e pelo carinho, e quero dizer que são atos como esses que deixam a nossa cultura viva, são atos como esse que fazem que os jovens de hoje criem mais gosto não só pela educação, mas também pela cultura”, disse O Maestro Gilmar.

História dos 10 anos da Banda Marcial Padre Luiz Gonzaga
A EREM Padre Luiz Gonzaga, localizada no município de Araripina e integrante da GRE Sertão do Araripe é uma escola com tradição de 67 anos de atuação na formação de crianças, jovens e adultos desde município.
Em 2007, na gestão da professora Maderleide Oliveira dos Santos e Alana Freire Pereira Sousa foi fundada a Banda Marcial Padre Luiz Gonzaga, um anseio antigo de toda a comunidade escolar e teve a sua primeira apresentação formal em 11 de setembro de 2007 por ocasião do tradicional Desfile Cívico em comemoração ao aniversário de Emancipação Política do Município de Araripina-PE.
Inicialmente contava com apenas 18 instrumentos, divididos entre percussão e sopro, adquiridos com recursos próprios da Secretaria de Educação do Estado, sob o comando do maestro José Gilmar Silva e do co-regente Flávio Daniel da Silva foram selecionados os primeiros alunos que iriam compor o corpo de músicos da banda. Ao longo desses anos, comandou também como co-regente Bruno Almeida Moreira (Bruno Sax).
As apresentações eram acompanhadas com coreografias da baliza Mikaele Lacerda Santos e posteriormente também por Danifiaira de Macedo Lima, Mirelly Veronica Lacerda e o Mór Marcos Batista Nunes.

Atualmente, conta com mais de 60 componentes entre músicos, balizas, Mór e Corpo Coreográfico e atua em eventos que ocorrem na própria cidade e também em cidades e Estados vizinhos, levando a musicalidade, irreverência e alegria a toda a sociedade da região do Araripe.
Em 2017 comemoramos os 10 anos de atuação da Banda Marcial Padre Luiz Gonzaga que é hoje uma das identidade da escola e cuja atuação enche de orgulho toda a comunidade escolar. Hoje, na gestão das professoras Alana Freire Pereira de Sousa e Maria Leneura Batista Chagas o compromisso de mater a cultura musical presente no dia a dia dos nossos jovens e adultos continua firme e ainda sob o comando dos maestros José Gilmar Silva e Francinaldo Pereira faz da nossa banda um referencial para outras unidades educacionais.
Vereador Roseilton do Moraes apresenta requerimento solicitando ao prefeito Raimundo Pimentel a reforma da Passagem Molhada no Moraes, que dá acesso aos sítios: Pau D’arco, Barros, Ventania, Santa Cruz e Serra dos Moraes.
O vereador em seu discurso defende que essa reforma dará a ponte uma durabilidade por mais anos, e que vai passar segurança as pessoas que precisam transitar por essa ponte.
Araripina em Foco/Damião Sousa/Sessão Câmara