InícioDestaqueBarragens mais perigosas do país estão abandonadas por empresa

Barragens mais perigosas do país estão abandonadas por empresa

Segundo a Agência Nacional de Mineração (AMN), as  barragens 1 e 2 da Mina Engenho, em Rio Acima (MG) são classificadas como grau A-Alto risco de destruição e potencial elevado de dano. Mesmo com essa classificação, essas barragens encontram-se abandonadas pela empresa Mundo Mineração e hoje estão sob responsabilidade do governo de MG.

Elas ficam a 2 km do Rio das Velhas, que abastece um terço da população da capital mineira, e é um dos afluentes do Rio São Francisco. O maior risco caso haja um rompimento é de contaminação química, segundo o secretário de Meio Ambiente de Rio Acima, Marcos Antônio Reis.

O governo de Minas afirmou que atua para manter a segurança da área da antiga mineradora. “Em 2017 e 2018 foram tomadas todas as medidas emergenciais cabíveis, tais como: conservação e manutenção de gramíneas nos maciços das barragens; desobstrução e limpeza das canaletas de drenagem; remoção das obstruções do sistema extravasor da barragem; além da recuperação e manutenção dos acessos para a barragem e cercamento e sinalização do local”.


AF Newss/G1/Foto: Reprodução.

RELACIONADOS