InícioAraripina em FocoBolsonaro vai defender seu governo em discurso na ONU

Bolsonaro vai defender seu governo em discurso na ONU

O presidente Jair Bolsonaro vai usar o discurso de abertura nos debates da 75ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), na terça- feira (22/09), para rebater críticas sobre sua gestão ambiental na Amazônia.

“Presidente vai tocar na Amazônia. A princípio vai mostrar aquilo que estamos fazendo. Temos ainda a criação do Conselho, a criação da operação Verde Brasil 2, [que é] um esforço do governo em combater as ilegalidades, o que não é simples, não é fácil e elas continuam a ocorrer infelizmente”, disse o vice-presidente Hamilton Mourão a jornalistas ao chegar no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo.

Ele ainda deve dizer que seu governo trabalha na “mobilização de recursos para controlar o desmatamento, combater atividades ilegais e o crime organizado na Amazônia”, segundo trecho do texto preliminar com diretrizes para o pronunciamento de Bolsonaro, divulgado pelo O Estado de São Paulo, que teve acesso ao documento.

A expectativa é que o presidente cite que o governo tem trabalhado para atrair financiamento para projetos na floresta.

O chefe do Executivo deve alegar ainda que o Brasil tem avançado na implementação da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU. No discurso, deve destacar que a preservação ambiental tem que seguir junto com o desenvolvimento econômico.

O presidente, no seu discurso de estreia na Assembleia Geral da ONU, em 2019, criticou o socialismo, Cuba e os governos Lula e Dilma. Falou de economia, acordos comerciais internacionais e Amazônia. Disse que não vai demarcar mais terras indígenas.

COMBATE À PANDEMIA

Em seu pronunciamento, o presidente também deve defender a atuação de seu governo no enfrentamento à covid-19. Bolsonaro tem repetido que o Brasil foi 1 dos países que melhor enfrentou a crise.

No texto preparado para orientar o discurso, há uma sugestão de que o presidente brasileiro expresse suas condolências em homenagem às famílias afetadas pela doença e agradeça os esforços dos profissionais de saúde.

STF DEBATE CRISE AMBIENTAL

Pela 1ª vez, o STF (Supremo Tribunal Federal) fará uma audiência pública para debater a crise ambiental no Brasil e o funcionamento do Fundo do Clima (Fundo Nacional sobre Mudança do Clima).

A reunião terá início nesta segunda-feira (21/09), às 9 horas, um dia antes do discurso de Bolsonaro na Assembleia Geral das Nações Unidas.

RELACIONADOS