InícioBrasilCabrobó é uma cidade de Fé em meio ao imponente Rio São...

Cabrobó é uma cidade de Fé em meio ao imponente Rio São Francisco


O município de Cabrobó no Sertão do São Francisco foi destaque em rede nacional através da Record TV que mostrou o lado triste do enfrentamento à pobreza e da crescente onda de criminalidade através da insistência no plantio da erva entorpecente proveniente da Cannabis sativa, pela qual pessoas se arriscam na prática ilegal em uma questão social que se transformou em uma quebra de braço entre o governo e os cultivadores.

O problema apresentado pela Emissora foi alvo de críticas por parte de uma imprensa que não aceita a realidade e que age por conveniência, tentando maquiar uma realidade vivenciada diariamente por municípios pelo país, principalmente cidades localizadas próximo a mananciais e rios como é o caso de Cabrobó. São situações que não podem ser ignoradas, e que precisam ser levadas ao conhecimento do público para que soluções sejam tomadas. Sendo necessário pensar até numa possível descriminalização do plantio da maconha, para ver se acaba com a clandestinidade que tem gerado tantas mortes e manchado a imagem dessas cidades. Pelo menos seria uma economia a mais para esses municípios, já que a erva tem mostrado eficácia no tratamento de enfermidades do sistema nervoso e está cada vez mais aliada à medicina. O governo iria nesse caso se organizar para controlar como seria essa produção, bem como, as formas de tributação sobre essa nova produção econômica. Mas nesse momento o país não quer abrir os olhos para essa possibilidade de erradicação da criminalidade. Por outro lado, entende que o confronto e a criminalização é a solução viável, por isso, investe pesado em armamentos e operações entre polícia e criminosos.

O que a emissora não mostrou naquela reportagem, foi as belezas da cidade de Cabrobó, um município banhado pelo Rio São Francisco, cravado na Caatinga sertaneja que é um bioma exclusivo do brasil, rico em fauna e flora, com uma gama de gente trabalhadora e que vê na agricultura uma saída para o enfrentamento da brava seca que assola as lavouras e dificulta a vida dos nordestinos do interior pernambucano. Mas, como diversas cidades que nasceram no Sertão e que sobreviveram até hoje ao polígono das secas, o município é um exemplo de Fé, assim como suas igrejas resistiram a inundações, pelo mesmo modo, a cidade resiste em esperança de um futuro melhor.

Redação AF News / Imagem Reprodução

RELACIONADOS