Diante do avanço da pandemia do novo coronavírus, católicos do mundo inteiro vivem de forma atípica a Semana Santa, um dos principais feriados religiosos do País. Neste ano, a Arquidiocese de Olinda e Recife e paróquias de Pernambuco fazem transmissão pela internet das celebrações para que os fiéis possam acompanhar de casa. Dentro das igrejas, as celebrações reúnem o mínimo de pessoas possível – apenas as equipes de liturgia e de comunicação, para o serviço no altar e para as transmissões ao vivo, respectivamente.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido preside todas as celebrações do período na Catedral do Santíssimo Salvador, em Olinda, exceto a missa e bênção dos Santos Óleos, que foi adiada por precisar reunir todo o clero. “É uma missa bonita, quando os mais de duzentos padres da Arquidiocese renovam seus compromissos sacerdotais diante de Deus e do bispo, mas que será celebrada em momento mais adiante, por conta das recomendações de não promover a aglomeração de pessoas”, explicou o arcebispo.
O arcebispo preside as demais celebrações da Semana Santa na Catedral, a portas fechadas. Neste Sábado de Aleluia, o arcebispo realiza, às 20h, a Vigília Pascal. A celebração começa à luz de velas. Uma série de leituras mostra a grandeza de Deus, desde a criação do mundo até o nascimento, morte e ressurreição de Jesus, quando as luzes da catedral serão acesas. Já no Domingo de Páscoa, dom Fernando estará à frente da Missa de Páscoa, às 9h. É o congraçamento da ressurreição de Jesus, na qual está baseada a fé dos cristãos católicos.
Para assistir às celebrações, basta acessar as páginas oficiais da Arquidiocese de Olinda e Recife nas redes sociais. Dom Fernando acredita que os fiéis católicos participarão de suas casas como se estivessem dentro da catedral, com respeito, amor e fé. “É difícil, eu sei, mas tudo isso vai passar e deixar nossa fé ainda mais fortalecida”, comentou. “Estaremos juntos em oração, desde o Domingo de Ramos até o Domingo da Páscoa”, pela Rádio Olinda e pela internet.
Com o isolamento social, as transmissões ao vivo se intensificaram. As paróquias vêm transmitindo as missas dominicais e outras celebrações pelas redes sociais. Entre elas a de Nossa Senhora de Fátima de Boa Viagem que fará exibições neste sábado, às 19h, no domingo, às 9h e às 16h. Quem segue o mesmo exemplo é a Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Curado IV, que transmitirá a Vigília Pascal, neste sábado, às 20h, e a missa do Domingo de Páscoa, às 17h.
O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio, destaca que nessa época do ano celebra-se o amor de Deus. “Não vamos perder esse momento, nem deixar de alimentar nossa fé. Após essa pandemia a humanidade terá encontrado uma nova estrada a percorrer em direção a Deus e ao próximo. É hora de abraçarmos a cruz e semearmos esperança. Jesus venceu a morte, nos salvou e nos chamou a viver o amor”, disse dom Limacêdo Antônio.
Folha de PE / Imagem: Reprodução