InícioAraripina em FocoChuvas colocam Zona Leste de SP em estado de atenção para alagamentos

Chuvas colocam Zona Leste de SP em estado de atenção para alagamentos

A Zona Leste da capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos devido as fortes chuvas que caiam na região na tarde desta quinta-feira (20), informou o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo.

O período da manhã teve registro de chuvas em pontos isolados, e a Zona Leste já havia entrado temporariamente em estado de atenção. Os meteorologistas preveem grandes volumes de chuvas em toda a cidade até o fim do dia devido a aproximação de uma frente fria.

Às 15h45, as chuvas ganharam força, e a Zona Leste entrou novamente em estado de atenção. No horário também havia registro de chuva forte nos municípios de Santo André, Mogi das Cruzes e Itapecerica da Serra.

Na semana passada, São Paulo sofreu com a chuva mais volumosa dos últimos 37 anos para o mês de fevereiro.

Se por um lado três dos sete mananciais que abastecem a região metropolitana ultrapassaram a média histórica de chuva para fevereiro, na segunda-feira (10), por outro, mais de 10 mil pessoas ligaram para os Bombeiros, foram registradas 1.043 enchentes, 193 desabamentos e 219 quedas de árvores. Em todo o estado, seis pessoas morreram.

Segundo os meteorologistas do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemadem), a cidade de São Paulo terá chuvas fortes cada vez mais frequentes devido ao crescimento desenfreado do município, que tornou o solo impermeável.

G1 SP / Foto: Divulgação

RELACIONADOS