InícioAraripina em FocoCidade de Bodocó comemora 99 anos com festa em praça pública

Cidade de Bodocó comemora 99 anos com festa em praça pública

A cidade de Bodocó, no sertão do Araripe pernambucano, comemora hoje 99 anos de muita história. Bodocó é a terceira maior cidade da região com uma população estimada em 38 605 habitantes.

Conhecida como a terra do leite, Bodocó foi a terceira cidade com maior produção leiteira em Pernambuco no ano de 2020. Mesmo com a pandemia, a cidade alcançou a marca de 56.272 mil litros de leite produzidos.

Para celebrar os 99 anos, hoje tem festa, com Pablo, Selma Nieta, Vitória Freitas, Paixão das Antigas. 

História

Nas pesquisas mais recentes percebe-se que a história do município de Bodocó está entrelaçada com a história da Família Alencar e com a história indígena da região.

Os vestígios da presença de índios (caboclos brabos) faz-se por relatos em forma de oralidade. Contavam alguns nativos mais antigos que ao desmatarem a serra para plantio de mandioca, encontravam enormes potes com enormes árvores dentro da mata que eram quebrados por curiosidade. Isso aconteceu na Serra do Tucano e na Serra do Pequi, no final do século XVIII.

Por volta de meados do ano 1700, a Família Alencar veio constituir fazendas de criação de gado no entorno da chapada do Araripe na região próximo ao Riacho Bodocó, Alexandre de Alencar Rego e sua esposa se Instalam e constituem uma fazenda.

O nome Bodocó, apresenta duas vertentes: a primeira que veio de uma planta aquática com nome Bodocó abundante nas lagoas; a segunda que vem de uma tribo (grupo) de índios chamados de Bodorocós. O significado da palavra Bodocó na língua tupi-guarani é carne seca na roça.

RELACIONADOS