InícioRegião do AraripeAraripinaCidades do Sertão do Araripe podem ser contempladas com edital de até...

Cidades do Sertão do Araripe podem ser contempladas com edital de até R$ 300 mil para recuperação da caatinga em área de nascentes


O Sertão do Araripe Pernambucano que é composto por 10 municípios e está localizado na grande Chapada do Araripe tem a oportunidade através da disposição dos órgãos existentes da administração pública e não governamental de participar de um edital do governo de pernambuco lançado nesta segunda-feira (22/03) que disponibilizará até 300 mil reais para o reflorestamento ao redor das nascentes de mananciais localizados no bioma caatinga como também na mata atlântica. A seleção dos projetos será feita por comissão designada no edital que pode ser consultado no site semas.pe.gov.br.

Prefeituras e Organizações Não Governamentais (ONGs) poderão apresentar um projeto de recuperação de nascentes. Há a possibilidade das duas instituições apresentarem em conjunto a proposta de trabalho. Os projetos de restauração florestal precisam ser em locais degradados ou em processo de degradação que no nosso caso deve ser no bioma Caatinga e precisam ser submetidos até o dia 23 de junho para os e-mails [email protected] e [email protected].

A caatinga aqui na Região do Araripe está bastante desgastada e já foi comprovado que muitos mananciais foram contaminados com substâncias químicas do pó do gesso e precisam ser restauradas. Em Araripina por exemplo, esse dinheiro poderia servir para restaurar as margens do Riacho São Pedro, bem como, complementar o trabalho que já está sendo implementado por meio da parceria público privada existente atualmente. No Exu também pode ser aplicado esses valores na restauração do Rio Brígida, assim como, em todas as dez cidades que possuem nascentes poderão concorrer. Basta que para isso haja o interesse local em participar. O resultado dos projetos selecionados está previsto para ser divulgado no dia (23/07).

Redação Araripina em Foco / Imagem: Reprodução

RELACIONADOS