O Governador Paulo Câmara parece não fazer esforço para recuperar a derrota que obteve no Sertão do Araripe em 2014, quando perdeu em 10 dos 13 municípios que compõem o CISAPE – Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano.
O CISAPE é uma associação de municípios das mais influentes do Estado, com participação de municípios do Araripe, Sertão Central e São Francisco, sendo composto pelos prefeitos de Afrânio, Araripina, Bodocó, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.
O Consórcio atua na prestação de serviços de saúde, infraestrutura, apoio administrativo aos Municípios, dentre outras atividades, inclusive com grande força política perante o Governo do Estado, onde possui convênios para perfuração de poços, reforma de barragens e auxílio na prestação de outros serviços urbanos.
Atualmente o CISAPE é administrado pelo Município de Santa Filomena e era presidido por um antigo aliado do Governador Paulo Câmara, no entanto, com a eleição de Cleomatson, este assumiu automaticamente a Presidência da Autarquia regional e já demonstra que será candidato nas eleições previstas para fevereiro.
Não seria fácil para o novo prefeito de Santa Filomena conseguir apoio de mais 6 Prefeitos na região, pois o mesmo é filiado ao PMN e amigo de Armando Monteiro, quando a base aliada de Paulo Câmara elegeu os prefeitos de Dormentes (Geomarco), Trindade (Dr. Everton), Parnamirim (Tácio), Ipubi (Chico Siqueira), todos do PSB, Santa Cruz (Eliane) e Exu (Raimundinho), ambos do PR, Moreilândia (João Angelim) e Afrânio (Dr. Rafael), ambos do PMDB, Bodocó (Túlio) do DEM e Ouricuri (Ricardo) pelo PSDB.
Já a oposição a Paulo Câmara elegeu apenas o Prefeito de Araripina – Raimundo Pimentel (PSL), de Granito – João Bosco (PT) e de Santa Filomena – Cleomatson (PMN).
Ocorre que aparentemente Paulo Câmara não tem candidato para concorrer ao CISAPE e o prefeito de Santa Filomena estaria a conquistar votos da base do governador junto aos Municípios de Dormentes, Afrânio, Santa Cruz e Ouricuri que somados aos três votos do grupo político ligado a Armando Monteiro já seriam suficientes para sua eleição e administração de um órgão que atende a cerca 400 mil habitantes.
Além disso, o desinteresse pelo CISAPE por parte de alguns Prefeitos de cidades mais influentes da região pode ser um sinal de mais um racha dentro da base de Paulo Câmara para 2018, onde já existe previsão (boatos) da candidatura ao Governo pelo PSDB (Bruno Araújo) fazendo dobradinha com o DEM (Mendonça Filho).
Quem não percebe que poderá ser atingido com a eleição do Cisape é Fernando Bezerra, que caso a oposição se fortaleça no Araripe a frente do Consórcio, encaminhará, segundo os bastidores, o nome de Socorro Pimentel para Deputada Federal.
Certo é que Paulo Câmara perdendo a administração de um órgão regional para a oposição, automaticamente carimba o passaporte para mais uma derrota na região do Araripe, de onde encontra-se ausente há bastante tempo.
Por: Charles Araújo