InícioAraripina em FocoCom cruzes e faixas, professores protestam contra a reabertura de escolas

Com cruzes e faixas, professores protestam contra a reabertura de escolas

O pátio da Basílica do Carmo, na área central do Recife, amanheceu tomado por cruzes de madeira, nesta sexta-feira (25), em um ato simbólico contra o decreto do governador Paulo Câmara, que autoriza o retorno das aulas presenciais nas escolas para alunos do ensino médio, no dia 6 de outubro.

O ato, realizado pelo Sindicato dos Professores do Recife, tem como objetivo chamar atenção para o risco de aumento no número de casos do novo coronavírus no Estado, após a reabertura das escolas.

Os professores da Rede Municipal temem que os protocolos de segurança anunciados não sejam cumpridos adequadamente. Já os professores da Rede Estadual de ensino decidiram, em assembleia virtual, entrar em estado de greve, em protesto contra o retorno das aulas presenciais em Pernambuco.

A categoria é favorável à manutenção das aulas remotas, porque acredita que ainda há risco de contaminação pelo novo coronavírus apesar de os números da covid-19 estarem em redução, no Estado.

Nota da Secretaria de Educação do Recife

A Secretaria de Educação do Recife informa que são improcedentes as denúncias acerca da infraestrutura do parque escolar, como alega o Simpere, e lembra que não há sequer data para o retorno das aulas presenciais do ensino infantil e fundamental, que são de responsabilidades do município.

O fornecimento de material de limpeza é permanente nas escolas da rede municipal de ensino, assim como o abastecimento de água. As unidades escolares seguem o padrão Escola do Futuro, que investe em inovação, qualidade pedagógica, construção e requalificação de novas escolas e creches.

A Secretaria de Educação do Recife reforça que a rede municipal está pronta tanto em relação à infraestrutura como ao planejamento pedagógico. Quando houver data definida para o retorno, todo o protocolo de segurança anunciado pelo Governo do Estado Pernambuco será cumprido, assim como medidas adicionais de segurança serão adotadas observando as especificidades da rede do Recife para garantir a segurança de toda a comunidade escolar.

TV Jornal / Imagem: Reprodução

RELACIONADOS