InícioAraripina em FocoCom morte de mulher de 37 anos, total de óbitos por meningite...

Com morte de mulher de 37 anos, total de óbitos por meningite sobe para três em Pernambuco

Pernambuco registrou mais uma morte por meningite. A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, nesta sexta-feira (10), o falecimento de uma mulher, de 57 anos, pela doença. Ela não teve o nome divulgado.

De acordo com informações da pasta, a mulher residia em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e não tinha registro de doenças pré-existentes. Ela faleceu no último dia 23 de outubro, porém o óbito estava sob investigação, até que foi constatada a presença da bactéria Neisseria meningitidis.

Leia também

  • Dia Mundial da Meningite: vacinação para tipo B aumenta em 2023, mas cobertura ainda é baixa• Anvisa concede registro de vacina contra 4 tipos de meningite• Ministério da Saúde pode ter de descartar 3,6 milhões de vacinas contra meningite perto da validade
    Essa é a terceira morte por meningite somente este ano em Pernambuco. Em 2022, não foi registrada qualquer morte pela doença. O primeiro óbito foi de um menino de 4 anos, também morador de Jaboatão. O falecimento foi registrado em junho. À época, a secretaria explicou que o garoto havia tomado duas doses da vacina meningocócica conjugada C.

O segundo caso registrado foi de uma mulher de 39 anos, moradora de Arcoverde, no Sertão do Estado. Também foi detectada presença da Neisseria meningitidis do sorogrupo C, conhecida como a bactéria meningococo. Esse tipo é o mais frequente dentre os cinco sorogrupos existentes (A, B, C, W e Y).

Segundo a SES-PE, em 2023, até a semana epidemiológica 43, foram notificados 30 casos de doença meningocócica. Desses, 18 foram confirmados, oito, descartados, e quatro estão em investigação.


No mesmo período em 2022, foram notificados 17 casos, 11 foram confirmados e seis descartados. Em todo o ano de 2022, foram notificados 20 casos – desses, 13 foram confirmados e sete, descartados.

RELACIONADOS