InícioRegião do AraripeAraripinaCom resultados vastos e expressivos, Secretário de Desenvolvimento Rural de Araripina apresenta...

Com resultados vastos e expressivos, Secretário de Desenvolvimento Rural de Araripina apresenta balanço de 2023

O ano encerrou com saldo positivo para Secretaria de Desenvolvimento Rural de Araripina. Isso porque os números refletem o compromisso com a agenda de fortalecimento da agricultura familiar, pecuária e do associativismo/cooperativismo local ao longo de 2023. E assim, comprometida com o avanço sustentável das comunidades rurais do município, a equipe técnica, que é liderada pelo secretário Edésio Medeiros, tem orgulho de destacar as principais ações e atividades logo abaixo:

1. Fomento à Agricultura Familiar: o apoio à agricultura familiar foi e continua sendo uma prioridade que se materializa em programas específicos. No programa Rainhas da Mandioca, por exemplo, foram concedidos incentivos econômicos, assistência técnica e capacitação para os produtores rurais, impulsionando não apenas a produção de mandioca, mas também promovendo a segurança alimentar e a diversificação das culturas.

2. Modernização e Tecnologia: investimento em programas de modernização agrícola, incentivando a adoção de tecnologias sustentáveis. O projeto Mais Pecuária Brasil foi fundamental para introduzir práticas inovadoras na criação de gado, promovendo a eficiência na produção de carne e leite. A iniciativa garantiu 600 doses de sêmen de animais de alto padrão genético com acompanhamento de médicos veterinários e agrônomos da secretaria. Além disso, a implementação de técnicas avançadas de genética em caprinos e ovinos, por meio do projeto Mais Genética Sertão, irá contribuir para melhorar a qualidade dos rebanhos e aumentar a produtividade, levando centenas de doses dos melhores reprodutores do segmento no Brasil.

3. Infraestrutura Rural: o desenvolvimento da infraestrutura nas áreas rurais foi uma prioridade. A construção e manutenção de estradas e ladeiras, assim como a distribuição e implantação de 100 kits de sistemas de irrigação, em parceria com os projetos já mencionados, foram ações que facilitaram o escoamento da produção pecuária e agrícola, ampliando o acesso aos mercados. Essas melhorias não apenas ajudaram a conectar o campo e a cidade, mas também estimularam o desenvolvimento econômico local.

4. Programas de Sustentabilidade Ambiental: a conservação do meio ambiente sempre esteve no horizonte do trabalho desenvolvido no dia a dia. Foram implementados programas de sustentabilidade, incentivando práticas agrícolas ecologicamente responsáveis. A iniciativa Rainhas da Mandioca destacou a importância da agricultura orgânica na produção de mandioca, enquanto os projetos Mais Pecuária Brasil e Mais Genética Sertão enfatizaram a necessidade de práticas sustentáveis na criação de gado, caprinos e ovinos.

5. Fortalecimento da Produção Agroindustrial: apoio à diversificação da produção e à criação de cadeias agroindustriais locais foi outra frente de trabalho. A integração dos projetos Rainhas da Mandioca, Mais Pecuária Brasil e Mais Genética Sertão possibilitou agregar valor aos produtos agrícolas e pecuários, contribuindo com a geração de empregos, e consolidando uma economia mais resiliente e dinâmica.

6. Inscrição Garantia-Safra: Destacamos ainda o trabalho realizado para inscrição de 4.623 agricultores/as no programa Garantia-Safra 2023/2024. Esse esforço resultou no desembolso de aproximadamente 340 mil reais, garantindo uma rede de proteção financeira essencial para os agricultores/as afetados/as por perdas nas safras. Uma iniciativa que ajuda a agricultura familiar e garante a estabilidade econômica das famílias rurais.

7. Capacitações e Fortalecimento das Organizações Sociais: mais de 100 iniciativas foram implementadas, incluindo capacitações de agricultores/as em diversas temáticas, promovendo reuniões, seminários e palestras em associações rurais das 14 Comissões de Desenvolvimento Comunitário (CDCs). Essas ações foram fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar e de suas organizações, principalmente no que tange à comercialização de animais, vegetais e artesanato.

8. Iniciativas Legislativas Inovadoras: o município de Araripina se destaca como referência no estado ao criar e aprovar a Lei Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica. Essa legislação pioneira reforça o compromisso com práticas agrícolas sustentáveis, promovendo saúde, a conscientização ambiental, e o bem-estar da população. Além disso, a isenção de taxas de autorização de localização e funcionamento para associações de utilidade pública, representa um importante estímulo ao associativismo e ao desenvolvimento comunitário.

9. Autorização para emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF): Araripina é o primeiro município do Araripe com uma secretaria autorizada a realizar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, que é o documento que garante o acesso a todos os agricultores e empreendedores familiares rurais, às políticas públicas direcionadas ao segmento. Reforçando o compromisso com as famílias agricultoras, no ano de 2023 foram emitidos aproximadamente 1000 cadastros durante a realização dos mutirões nas comunidades rurais, na sede da secretaria, e também em eventos públicos realizados pela secretaria e/ou parceiros.

10. Parcerias e Integração com a Comunidade: consolidação da relação com a comunidade por meio de reuniões regulares, fortalecendo o processo de escuta junto aos agricultores, ajustando demandas e estratégias conforme necessário. As parcerias com instituições de ensino e pesquisa, agentes financeiros, sindicatos, ONGs e SEBRAE foram estabelecidas através dos projetos, com o objetivo de promover a inovação e contribuir com o desenvolvimento sustentável.

11. Recursos Hídricos e Abastecimento de água: gerenciamento com eficiência da Operação Carro-Pipa em parceria com o Exército, mobilizando 33 carros-pipa para garantir o abastecimento de água nas moradias das famílias rurais. Simultaneamente, a Operação Carro-Pipa municipal contou com 25 carros-pipa, contribuindo significativamente para suprir as necessidades hídricas das comunidades.

Nesse sentido, outra iniciativa importante foi a perfuração e instalação de 50 poços em áreas estratégicas do município.

A atuação da secretaria não se limitou apenas ao abastecimento de água. Durante o ano de 2023, foram realizadas ações de limpeza, recuperação e ampliação de 40 barreiros na zona rural, visando a manutenção dos recursos hídricos e a promoção da sustentabilidade ambiental, ampliando a capacidade de armazenamento de água das famílias rurais.

Além disso, a secretaria prestou importantes serviços à comunidade rural ao realizar mais de 700 atendimentos para entrega de declarações de Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Essa iniciativa não apenas cumpre com obrigações legais, mas também auxilia os/as agricultores/as na regularização de suas propriedades, fortalecendo a base documental necessária para o acesso a políticas públicas e programas de apoio.

Essas ações adicionais refletem o compromisso permanente da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Araripina em atender às necessidades essenciais da população rural, que vai desde o acesso à água potável até questões administrativas relevantes para o desenvolvimento sustentável da agricultura local.

De acordo com o secretário da pasta, Edésio Medeiros, foi possível avançar com o trabalho nas comunidades rurais de maneira satisfatória. “Chegamos ao final de 2023 com o sentimento de dever cumprido. Conseguimos entregar resultados que ajudaram a transformar a vida das populações que vivem no meio rural, fruto de muita dedicação e de um trabalho realizado em equipe. Reitero que continuamos juntos, estabelecendo uma base sólida para futuras iniciativas transformadoras para o homem e a mulher do campo em 2024.

RELACIONADOS