Araripina, PE – O prefeito Raimundo Pimentel, que até recentemente era uma figura de destaque e aprovação na política de Araripina, está vendo sua popularidade derreter rapidamente. A origem dessa queda brusca está diretamente relacionada à escolha que fez para sua sucessão na gestão municipal, que gerou uma onda de descontentamento entre seus aliados e a população.
O rompimento com o vice-prefeito marcou o início da debandada de apoiadores do grupo político de Pimentel. A situação foi agravada quando ele anunciou a ex-secretária Ana Paula como sua candidata à prefeita. Essa decisão, longe de unificar sua base, provocou uma cisão profunda. Muitos de seus aliados, que formavam a espinha dorsal de sua administração, estão se afastando, deixando o prefeito politicamente isolado.
Segundo uma pesquisa recente do Instituto Exatta, realizada entre 28 de junho e 1 de julho de 2024, aproximadamente 40% dos entrevistados afirmaram que não votariam no candidato apoiado por Pimentel. Com uma amostra de 400 entrevistas, a pesquisa tem uma margem de erro de 5% para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%. Esses números evidenciam a perda de prestígio do prefeito, que agora enfrenta a rejeição significativa de uma parte considerável do eleitorado.
Em cenários hipotéticos analisados pela pesquisa, os adversários de Ana Paula aparecem com forte vantagem. Evilásio lidera isoladamente em um dos cenários, com 45% das intenções de voto. Em outro cenário, a ex-deputada Roberta Arraes surge na frente com quase 39%. A candidata do prefeito, Ana Paula, além de não despontar nas intenções de voto, enfrenta a maior rejeição entre os postulantes, com 29,8%.
Com a aproximação das eleições, a capacidade de Pimentel de reverter essa situação parece cada vez mais improvável. A população de Araripina observa atentamente, aguardando os próximos movimentos do prefeito em meio à turbulência política que ameaça encerrar seu mandato em meio a um mar de críticas e desaprovação. Porém, no dia 5 de julho de 2024, a pior notícia possível chegou para o prefeito: Roberta Arraes (PP) voltou a ocupar uma cadeira na Alepe, assumindo o lugar de Pastor Cleiton. Segundo informações próximas ao prefeito, ele está extremamente nervoso, vivendo um inferno astral total no final do mandato.
Registro
A pesquisa de nº PE02739/2024 foi contratada pelo Diario de Pernambuco e feita pela “Empresa de pesquisas técnicas, científicas e de mercado ltda/ exatta estrategia e pesquisas”.
O registro de pesquisas eleitorais cumpre o artigo 33º e seus incisos 1º e 2º da Lei nº 9.504/97.
Também é uma determinação do artigo 10º da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.600/2019.
Além disso, os dados referentes à pesquisa eleitoral das eleições Municipais 2024 foram encaminhados à Justiça Eleitoral.
O registro foi feiro em 28 de junho deste ano.