“Na tarde de ontem (31), em Araripina, recebemos o governador em exercício, Raul Henry, para a assinatura do decreto que estabelece um novo sistema de tributação nas operações com gipsita. A medida simplifica a cobrança de ICMS da cadeia produtiva de gipsita, gesso e derivados no Estado. E nós, não poderíamos deixar de participar desse grande momento para o Sertão do Araripe, responsável por cerca de 90% da produção de gesso do Brasil”, disse a deputada.
Desde o início do nosso mandato, lutamos por ações que pudessem reerguer o nosso polo gesseiro, fortemente afetado pela crise. Na Assembleia, por meio de indicação, pedimos a redução da alíquota do ICMS para o setor. No Plenário da Casa, fizemos ecoar a voz do povo do Araripe, do Sindicato das Indústrias de Gesso do Estado de Pernambuco – SINDUSGESSO e de todos os empresários do ramo por novas medidas.
No último ano, participamos ativamente dos eventos que discutiram as atividades econômicas do Araripe, sempre buscando contribuir para a recuperação do nosso polo gesseiro que é responsável pela produção de mais de três milhões de toneladas de gesso por ano.
Durante o encontro de hoje, aproveitei a oportunidade para solicitar ao governador em exercício, melhoria na infraestrutura viária para escoamento da produção, investimento em tecnologia e desenvolvimento de mão-de-obra. Sugeri também que o Poder Executivo torne obrigatório o uso dos produtos do gesso produzidos pela região nas obras públicas do Estado.
Reitero nosso compromisso, respeito e, sobretudo, nossa responsabilidade com toda a região e com este importante setor. Juntos, independente de coloração partidária, trabalhando pelo bem da economia do nosso Sertão de todo o Estado de Pernambuco, avançamos mais uma vez.
Assessoria de Imprensa/Fotos: Bruno Rostand.