O Secretário de Assuntos Institucionais do PT-PE, Dilson Peixoto, respondeu às críticas que o deputado federal Silvio Costa, do PT do B, fez ao PT local, no artigo ‘a aliança PSB-PT em Pernambuco é um escárnio,’ publicado no blog do Jamildo, nesta quarta. Veja os termos abaixo
Ao deputado Silvio Costa:
Conheço o deputado Silvio Costa desde a década de 80, quando seu aluno de química. Depois nos encontramos nas disputas políticas. Em 1988, por exemplo, fui candidato a vice-prefeito do Recife, na chapa do meu amigo Humberto Costa e, Silvio, candidato a vereador pelo PTB, não recordo se apoiava Joaquim Francisco (PFL) ou João Coelho (PDT). Anos depois, em 1995, assumi o primeiro mandato de vereador do Recife e convivi com Silvio. Em lados opostos. Enquanto eu militava na oposição ao então prefeito Jarbas Vasconcelos, ele (Silvio) era da base de apoio. O mesmo, durante o mandato de Roberto Magalhães. Os papéis se inverteram na primeira gestão de João Paulo. Eu compunha a base de apoio do governo e Silvio Costa era um dos líderes da oposição.
O tempo foi passando e deputado foi se aproximando da esquerda. Estivemos nas eleições que deram a vitória a Eduardo Campos e na eleição municipal de 2008 que elegeu João Costa como prefeito do Recife. Voltamos a estar em campos opostos em 2012: o PT lançou a candidatura de Humberto Costa e ele apoiou Geraldo Júlio. Em 2014, estivemos juntos, novamente. Apoiamos a candidatura a governador de Armando Monteiro Neto. Silvio teve uma participação importante na resistência ao impeachment da presidente Dilma e tem uma atuação destacada na oposição ao governo Temer.
Pois bem, no dia 13 último o deputado Silvio Costa publicou artigo no blog do Jamildo sob o título: a aliança PSB-PT em Pernambuco é um escárnio.
Incialmente, quero agradecê-lo pela preocupação com os rumos e as decisões a serem levadas adiante pelo Partido dos Trabalhadores no nosso estado e no nosso país. Amigos de verdade agem assim, alertando os riscos que podem advir de suas decisões. Quero, portanto, tranquilizar o deputado Silvio costa: o PT em Pernambuco sabe o que quer e tem unidade suficiente para trilhar o seu caminho, na oposição ao governo estadual comandado pelo PSB e contra o governo golpista de Michel Temer. Tanto que agora em junho, no Congresso que contou com a participação de 300 delegados de todos os estados, aprovamos, por unanimidade, uma resolução política que prevê a construção de um palanque de oposição por uma candidatura petista ao Governo do Estado. Esse palanque entretanto, não comportará políticos e partidos de direita, nem parceiros do golpe que apeou a presidenta Dilma, nem quem defenda o corte dos direitos dos trabalhadores.