InícioRegião do AraripeAraripinaDomingo de Ramos em Araripina foi celebrado com muita fé e devoção

Domingo de Ramos em Araripina foi celebrado com muita fé e devoção

Os católicos de Araripina celebram o Domingo de Ramos, tempo em que simboliza o último Dia da Quaresma e início da Semana Santa. As duas Paróquias da cidade de Araripina, a Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição e Paróquia de Nossa Senhora das Dores, tiveram as seguintes programações:

Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição

Foto – Publicada por um fiel no seu instagram

As celebrações da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição começaram às 09 horas, com uma concentração na praça frei Ibiapina em frente à Caixa Econômica. Depois das bênçãos e uma breve procissão os fiéis seguiram até à igreja Matriz de Araripina.

Celebrações da noite na Igreja Matriz

Houve uma concentração às 18 horas no centro da cidade para dá início a tradicional procissão do domingo de ramos, que seguiu até à igreja Matriz. Onde foi celebrada a missa do domingo de ramos.

Igreja Nossa Senhora das Dores

Ao meio dia foi oferecido um retiro espiritual que aconteceu na Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão (ETE), no bairro Alto da Boa Vista.

Às 15 horas os fiéis se concentraram no bairro São José de onde saíram em procissão de ramos até chegar a Paróquia de Nossa Senhora das Dores. Depois foi celebrada a missa com o Padre Fábio Júnior.

Os católicos levam ramos para aclamar o nome do senhor na procissão, repetindo o gesto que foi feito há dois mil anos atrás, quando Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumentinho e foi aclamado pelo povo simples que sabiam que ali era o filho de Deus.

 

O significado da Quaresma

Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo e praticada desde o século IV.

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

O domingo de Ramos

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.

Damião Sousa/Araripina em Foco/Foto: AF

RELACIONADOS