O prefeito de Recife, Geraldo Júlio (PSD), candidato à reeleição, exibiu em seu programa eleitoral um diploma eleitoral que não era seu. Ao contar sua trajetória de vida, a propaganda conta que é formado em administração e aí mostra o documento. Só que a imagem que foi ao ar, embora tivesse o nome dele, tinha dados de outra pessoa: informava que ele nasceu no Rio de Janeiro em 16 de junho de 1986 e teria se formado pela Universidade Estadual de Londrina; mas Júlio é natural do Recife, nascido em 17 de março de 1971, e formou-se pela Universidade de Pernambuco. Até a assinatura é de Edelgir Junior, e não a dele.
Publicidade
O vídeo mostra o diploma em 1’44’’:
Em nota de esclarecimento, a coordenação da campanha informou que o diploma foi colocado de forma equivocada no momento da edição. A imagem teria sido colhida da internet apenas para testes de leitura, mas, por falha da equipe, acabou por entrar no vídeo que foi ao ar. Depois, a assessoria do candidato mostrou o diploma dele.
Geraldo Júlio também se pronunciou através de seu perfil no Facebook:
“Pessoal, ocorreu um erro numa das minhas propagandas que foram ao ar. Um dos profissionais que trabalha conosco coletou na internet a imagem de um diploma e aplicou meu nome. Essa imagem serviria apenas para marcar a edição do vídeo e deveria ter sido substituída pelo documento real antes de ser veiculada. A equipe, porém, não realizou a troca. Estou postando aqui a imagem errada e o meu diploma verdadeiro. Infelizmente, alguns querem usar essa falha como arma eleitoral. Uma pena, pois seria melhor estarmos debatendo o Recife. Errar é humano e esse erro, convenhamos, é muito pequeno frente ao verdadeiro debate que precisamos fazer nessa campanha. Bola pra frente. Prosseguimos nossa caminhada, juntos, trabalhando pelo Recife!”
Na pesquisa mais atual, publicada pelo Datafolha no dia 22 de agosto, Geraldo Júlio se mantém em segundo lugar, com 26% das intenções de voto. O líder é o petista João Paulo, com 32%.