InícioDestaqueEmpresa da Noruega estaria incentivando desmatamentos na região de São Raimundo Nonato

Empresa da Noruega estaria incentivando desmatamentos na região de São Raimundo Nonato

Em sua edição de setembro, que traz na capa a foto de Renato Russo, a revista americana Rolling Stone, versão do Brasil, traz uma grande denúncia envolvendo a empresa multinacional Yara, da Noruega, e a mineradora paulista Galvani S/A, num grande escândalo no Piauí. As duas indústrias são acusadas de incentivar, financiar e ser conivente com trabalho degradante e desmatamento de áreas no Corredor Ecológico Capivara-Confusões, na região de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina).

A revista que chegou às bancas de todo o Brasil na última quarta-feira, 14 de setembro, dedicou 8 páginas com direito a chamada de capa, para denunciar a destruição da Caatinga com financiamento internacional. Segundo a publicação, tudo aprovado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Piauí (Semar) através de um suposto Plano de Manejo Florestal Sustentável, para explorar uma área superior a 8 mil campos de futebol de matas nativas.

A madeira estava sendo utilizada para alimentar os fornos da mineradora paulista Galvani – pertencente a Yara – e que explora uma mina de fosfato na divisa da Bahia com o Piauí, nas proximidades das cidades de Caracol e Guaribas. Durante uma operação do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Rodoviária Federal, 18 trabalhadores em condições análogas à escravidão foram libertados numa fazenda utilizada pelas indústrias para desmatar a Caatinga.

capa-rolling-stone-setembro-2016

A Rede Ambiental do Piauí (Reapi) solicitou que o Ministério Público Federal abre uma investigação para investigar as denuncias. O processo está com o procurador da República Tranvanvan Feitosa que já solicitou todos os documentos referentes ao empreendimento à Semar e determinou uma investigação para apurar os fatos.

(Fonte: 180 graus )

Allyne Ribeiro
Allyne Ribeirohttps://araripinaemfoco.com
Diretora de Edição e Redação de Jornalismo
RELACIONADOS