InícioRegião do AraripeAraripinaEstudo da UFPE confirma contaminação do solo e comprometimento das águas em...

Estudo da UFPE confirma contaminação do solo e comprometimento das águas em Araripina, PE


Um estudo da Universidade Federal de Pernambuco concluiu que grande parte dos mananciais de água subterrânea no solo de Araripina estão contaminadas por substâncias como cloretos e sulfatos, matéria química originada do descarte inadequado de produtos derivados do gesso. Ainda segundo a pesquisa universitária, 38% das internações hospitalares por problemas respiratórios é consequência do pó emitido pelas fábricas de gesso.

Segundo os pesquisadores, entre as várias infrações encontradas no município está o descarte de placas de gesso em terrenos próximo aos mananciais e em meio a áreas de vegetação. Quando começa o período chuvoso na cidade, há uma baixa significativa da poeira oriunda do processamento da gipsita, porém, ela não desaparece do meio ambiente, ao contrário, essas substâncias se infiltram no solo e podem contaminar os aquíferos no subsolo, de acordo com os universitários, esses cloreto e sulfato pode chegar até 30 metros de profundidade abaixo do solo.

De acordo com a pesquisa, foram coletadas amostras da água em alguns mananciais do município, na qual foi constatado haver contaminação sob a superfície como também em baixo dela. Isso significa que tanto tanto água em cima da superfície como em baixo dela foram contaminadas em sulfato (>250 mg/L até 1930 mg/L) e em cloretos (>250 mg/L até 5390 mg/L). Materiais químicos produzidos no ambiente doméstico também entram nesse eixo de contaminação, sendo o detergente e óleos os mais perigosos para o meio ambiente e que são jogados nos ralos de pias e banheiros das casas.

Alerta

Essa pesquisa serve de alerta para a população da cidade, principalmente os comunitários que fazem uso de água proveniente de poços artesianos e barreiros. As vezes nem sempre água que nos é apresentada é apropriada para o consumo. Se você mora em uma propriedade próximo de fábricas de gesso, fiscalize e denuncie o descarte inadequado de restos desse material no meio ambiente. Uma vez que este material seja jogado, com a ação das chuvas ele vai se infiltrar e contaminar a água. Isso traz um prejuízo enorme para a população.

Redação AF News / Imagem: Reprodução

RELACIONADOS