InícioDestaqueFacção criminosa investiu mais de um milhão de reais em túnel para...

Facção criminosa investiu mais de um milhão de reais em túnel para possibilitar fuga em massa do Presídio em Porto Alegre

O túnel, de pelo menos 50 metros, construído a partir de uma casa na rua Jorge Luiz Medeiros Domingues, nas proximidades do Presídio Central de Porto Alegre, no bairro Partenon, custou mais de 1 milhão de reais, segundo a PC (Polícia Civil). A informação foi detalhada pelo delegado Rafael Pereira, titular da 3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico, durante entrevista coletiva na tarde de ontem, quarta-feira (22).

A estrutura custeada por uma facção criminosa da capital gaúcha foi descoberta na manhã de hoje pela PC, durante a operação Santo. O objetivo era permitir a fuga de 200 a mil detentos da instituição. Conforme o delegado, a facção libertaria primeiro líderes e membros e, depois, venderia “passaportes” para demais apenados fugirem pelo acesso construído.

O delegado destacou o poderio financeiro da organização pela infraestrutura montada para a rota de fuga. “Tinham recursos para a a compra da casa, manter trabalhadores, alimentação para esses trabalhadores. Até ar condicionado portáteis para levar para dentro do túnel, diversos carros – de utilitários a carros  de luxo- para transportar material de construção”. Em razão disso, a polícia vem trabalhando para descapitalizar as facções, principalmente, com ações para impedir lavagem dinheiro, explicou Pereira.

Sete homens e uma mulher foram presos na operação realizada na manhã de hoje. (Fabiane Christaldo/O Sul)

 

RELACIONADOS