Deputado teve encontro em Lagoa do Barro com presidente da Comissão, Ronaldo Lacerda, em agenda articulada pelo vereador Evilásio Matheus.
O projeto das Estradas da Integração do Araripe, um conjunto de obras que visam concluir os 25 km restantes da PE 585, ligando Nascente ao Socorro, em Araripina e Santa Filomena, respectivamente, e o início da PE 630, que liga Trindade a Dormentes, passando por Santa Filomena, ganhou um apoio de peso no dia de hoje, após encontro do deputado e ex-ministro Fernando Filho com o presidente da Comissão, Ronaldo Lacerda, sob recomendação e articulação do vereador Evilásio Mateus.
Na ocasião, o deputado recebeu informações complementares do pleito e deu visto de recebido em dois ofícios: um pedindo apoio para elaboração do projeto básico até setembro e outro que visa à elaboração de um Plano de Desenvolvimento Estratégico para o novo eixo de desenvolvimento de Pernambuco, que sempre existiu no anonomato, seja pela produção de grãos e mandioca, seja pela produção de gado, mas que agora ganha notoriedade com o parque eólico.
Ronaldo Lacerda apelou para o lado emocional, informando ao deputado que as terras a serem beneficiadas com as estradas são as mais férteis de Pernambuco e garantiram por longos anos o funcionamento das Indústrias Coelho de Petrolina com mamona e algodão.
Ainda no mesmo fôlego, lembrou que o bisavô do deputado é da região e percorreu essas terras montando animais e criando um espírito empreendedor no povo do lugar, que sempre foi batalhador.
A PE 585 já é asfaltada até Nascente, faltando apenas 25 km para ligar Araripina a Santa Filomena. Também já é feita na descida da ladeira para o povoado do Socorro. Ela passa pela Serra do Inácio, onde se instala um dos maiores parques eólicos do mundo e também onde serão instaladas plantas de geração de energia solar.
Fernando Filho abriu um leque de possibilidades e se dispôs a articular duas audiências, uma em Petrolina e outra em Brasília, no Ministério da Integração.
A meta do momento é ter o projeto básico pronto até setembro para que os deputados e senadores votados na região aprovem recursos no orçamento geral da União. O senador Armando Monteiro já firmou compromisso de abrir rubrica em 2018, desde que o projeto seja apresentado pelo governo do Estado.
O vereador Evilásio Matheus recebeu elogios e agradecimento públicos em nome da comissão pela abetura desse importante canal de diálogo com o poder central.
Assessoria de imprensa