O candidato do grupo até o momento é o senador Armando Monteiro (PTB), pois ele é o único do grupo que aparece bem e com chances reais de ir para o segundo turno com o governador Paulo Câmara (PSB), mas nas pesquisas qualitativas sempre indica um nome novo para ser governador do estado, o que seria dentro do grupo o do deputado Fernando Filho (DEM). Fernando se filiou no DEM de Rodrigo Maia e pode ser convocado também pelo partido para disputar o governo do estado.
Fernando Filho acaba de sair do Ministério de Minas e Energias, uma das pastas mais importantes do País, fez um grande trabalho, conquistou a simpatia e apoio do setor interno e externo, demonstrou preparo ao modernizar a gestão do Ministério e gerar um aquecimento na economia nacional.
A frente Pernambuco Quer Mudar, que faz oposição ao governador Paulo Câmara, pode partir para a mesma alternativa que o ex-governador Eduardo Campos (in memoria) teve em 2014. Campos tinha na época vários nomes com longa estrada da política a exemplo do então governador João Lyra e do atual senador Fernando Bezerra Coelho, mas através de pesquisas sentiu que os Pernambucanos queriam um novo perfil de governante, foi aí onde ele surpreendeu a todos da política quando veio com um discreto auxiliar, o atual governador Paulo Câmara, talvez essa avaliação esteja sendo feita hoje pelo conjunto que faz oposição ao atual governador.
Em uma disputa com Paulo Câmara, Marília Arraes e Fernando Filho o atual governador passaria a ser o “velho” entre os três. Marília é vereadora do Recife, neta de Arraes, prima de Eduardo e ainda seria a candidata de Lula. Fernando Filho é o fator novo do grupo de oposição e com experiência de ter assumido um Ministério com tamanha responsabilidade para o País.
Damião Sousa/Araripina em Foco/Foto: Ivaldo Rege