No último sábado (26/03), uma mulher conhecida como “Socorro Pelota”, deixou a mãe idosa com deficiência sozinha na Serra do IPA alegando ir a casa da filha, no entanto não apareceu. A família prestou um Boletim de Ocorrência (B.O) contra a mulher, identificada como (Maria do Socorro Sobreira, 47 anos), por abandono de incapaz na segunda-feira (28/03). A família pede para quem souber o paradeiro de Socorro Pelota entrar em contato.

Socorro deixou a mãe na casa do pai de sua filha e não apareceu mais. Diante do fato familiares ao saberem da situação alugaram um carro para buscar a idosa na Serra. A família se queixa dos maus tratos que a idosa sofria com a filha e ainda relata que ela não comprava as coisas que a idosa necessitava.
A redação também foi informada pela família que Socorro Pelota foi até a casa da irmã nesta segunda-feira (28) e pegou o cartão onde a mãe recebe o benefício e que a idosa se encontra sem fraudas no momento. Nesta terça-feira ela mandou um envelope com uma carta e dinheiro referente a uma dividida para que a filha Michele pagasse, na carta diz que ela está indo para São Paulo. Socorro Pelota ainda se encontra com os documentos e o cartão de sua mãe idosa. Quem puder ajudar a família entre em contato com a família pelo numero (87) 9.9103-0479.
O crime por abandono do idoso é tratado no artigo 98 do estatuto, no qual o bem jurídico tutelado é a periclitação da vida e da saúde. Comete esse ato ilícito, quem desamparar, largar, abandonar a pessoa idosa nesses locais que foram estabelecidos na lei: Art. 98. “Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado: Pena – detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos e multa”.
Michele Lima a filha de Socorro Pelota que está cuidando da sua avó autorizou o uso da imagem e nome da sua mãe nesta matéria.