InícioRegião do AraripeAraripinaGastos de candidatos a prefeito em Araripina não pode passar de R$...

Gastos de candidatos a prefeito em Araripina não pode passar de R$ 268.365,79 nesta eleição

O maior colégio eleitoral do Sertão do Araripe é a cidade de Araripina, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral são exatamente 56.296 eleitores aptos a comparecer nas urnas para eleger seus candidatos. Esse ano será diferente por conta da pandemia, o TSE adotou diversas medidas e protocolos para evitar a disseminação do novo corona vírus.

A forma como o dinheiro do fundo partidário, bem como, de recursos próprios deve ser aplicado na campanha também é regulado pelo órgão. E na terça-feira 01/09 foi divulgada quanto cada candidato poderá gastar na cidade de Araripina para tentar chegar na cadeira de prefeito e respectivamente obter um assento no legislativo no caso do vereador. essa medida é colocada para coibir a prática do abuso de poder econômico, principal ponto de desigualdade entre candidatos.

De acordo com o TSE, o gasto para prefeito não poderá passar de 268.365,79. Tendo que o candidato se adaptar e procurar uma forma de fazer a campanha com mais eficiência controlando todas as entradas e saídas destes recursos. Fazer um planejamento e um estudo de viabilidade antes de aplica-los é o mais sensato. Esta medida vale também para quem quer ser um vereador eleito em 2020. Eles deverão gastar até 40.319,73. Sendo que entre os dois cargos o último é o que mais necessita de dinheiro, visto que ficou mais difícil de se eleger com a grande concorrência, diversos candidatos querem chegar e várias candidaturas são lançadas. Ainda tem a questão da perca de coligações que foram abolidas pela reforma eleitoral.

De acordo com o órgão em relação ao município sertanejo houve um aumento deste limite de 2016 para 2020. Naquele ano era permitido gastar 235.000 para prefeitos e 35.0000 para vereadores. Uma diferença que pode influenciar e muito no resultado.

Redação AF Newss / Imagem: Reprodução

RELACIONADOS