InícioAraripina em FocoGovernadores vão propor congelamento de ICMS de combustíveis por 90 dias

Governadores vão propor congelamento de ICMS de combustíveis por 90 dias

Contrários ao projeto de lei que altera as regras do ICMS sobre combustíveis, governadores levarão nesta sexta-feira (29) à reunião do Conselho de Política Fazendária (Confaz) uma proposta alternativa que congelaria o valor do tributo por 90 dias. “Queremos contribuir com uma alternativa que não seja de estagnação para reduzir o preço dos combustíveis”, disse o governador Wellington Dias (PT-PI), coordenador do Consórcio Nordeste em vídeo, segundo a agência Reuters. “Precisamos, por unanimidade, e temos chance, encontrar uma alternativa que seja emergencial”, acrescentou.

O projeto aprovado na Câmara dos Deputados, atualmente no Senado, torna o ICMS fixo com revisões anuais baseadas no preço médio do combustível nos dois exercícios anteriores. Atualmente o tributo incide na forma de um porcentual sobre o valor final do produto. Os governos estaduais alegam que a mudança deve gerar uma perda de arrecadação de R$ 24,1 bilhões.

Dias defende que a fixação do ICMS seja feita de forma emergencial e que a questão seja resolvida em definitivo por meio de um fundo de equalização, capitalizado com um imposto sobre a exportação do petróleo. “É isso que faz cair o preço da gasolina, por exemplo, para R$ 4,50 já no dia seguinte à capitalização”, afirmou.

Fonte: Gazeta do Povo

RELACIONADOS