InícioAraripina em FocoGranito inicia comemorações do aniversário de 59 anos de emancipação política

Granito inicia comemorações do aniversário de 59 anos de emancipação política

A cidade de Granito, no sertão de Pernambuco inicia segunda-feira (19/12), as comemorações do aniversário de 59 anos de emancipação política. o Aniversário da cidade é nesta terça-feira dia 20.

Uma vasta programação cívico-social começa hoje à noite com festa de Iguinho e Lulinha, Érica Diniz, Arthur Diniz e Lucas Aboiador.
O cenário está pronto a a festa começa cedo.

HISTÓRIA

A cidade de Granito originou-se da Fazenda Poço, quando, em 1859, foi construída a capela de Nossa Senhora do Bom Conselho, pelo padre José Modesto Pereira de Brito. A capela estimulou a povoação do lugar. A lei nº 548 de 9 de abril de 1855 elevou o povoado à condição de vila. A comarca foi criada em 1º de março de 1890, pelo juiz Alfredo Afonso Pereira. Constituiu-se município autônomo em 5 de junho de 1893. Elevada à condição de cidade em 1909. Tornou-se distrito de Bodocó em 1942 e foi restabelecida como cidade em 1963.

A denominação do povoado e cidade decorre da ocorrência de afloramentos de granito na região.

Administrativamente, o município é composto pelo distrito sede e pelos povoados de Rancharia e Lagoa Nova. Anualmente, no dia 20 de dezembro Granito comemora a sua emancipação política. A padroeira da cidade é Nossa Senhora do Bom Conselho.

A cidade é administrada pelo prefeito João Bosco (PT).

RELACIONADOS