InícioRegião do AraripeAraripinaHistória de Araripina: Quem era o dono dessas chuteiras?

História de Araripina: Quem era o dono dessas chuteiras?

O nosso templo do futebol, o estádio municipal Chapadão do Araripe que em breve receberá os grandes espetáculos regionais com o desfile de novas revelações desse apaixonante esporte, tem o nome de craque: GILSON TIBURTINO DE SOUZA.

Gilson morreu num trágico acidente na Avenida Perimetral de Araripina em 1984. Ele trazia no bagageiro de sua motocicleta o conhecido “Pavão” – também futebolístico, que é um sobrevivente do evento fatídico.

Gilson era um atleta de pernas tortas (lembrando o tri-campeão Garrincha), dribles desconcertantes que teve muitos parceiros como Boré, Chicão, Bita, Robertão e outros craques do futebol araripinense.

Guarani de Araripina. Gilson é o primeiro da esquerda para a direita.
Time do Araripina. Gilson é o quinto da esquerda para a direita.

Jogou nos melhores escretes do futebol de Araripina como o Guarani, a Seleção de Araripina e segundo.

História

Segundo alguns amigos contam, quando Gilson ia jogar uma grande torcida de mais ou menos uma trinta mulheres era organizada para animar as partidas no “Dozão”. “Era um espetáculo à parte”.

Na vida pessoal, segundo informação da sua irmã Régia, de quem colhemos as informações, cuidava da “Bodega de Zé Tiburtino” que fica ali no final da Rua Onze de Setembro, onde hoje é uma casa de jogos de azar (depois faremos aqui o registro do estabelecimento) e, por ironia do destino, foi estudar na capital do estado para tentar fugir de uma realidade que o destino já havia traçado em sua vida, voltando um ano depois para consumar o seu casamento com Eliane Nunes, com quem teve dois filhos: Sócrates e Leninha.

Famílias de Onze Mulheres

Gilson tinha onze irmãs: Régia, Gilca, Gislene, Maza, Gildete, Gildamita, Neide, Graça, Fátima, Gilmar e outra que não consegui descrever, além de mais dois irmãos: Geová e Jeferson.

O Estádio Municipal Gilson Tiburtino de Souza, Chapadão do Araripe, homenagem em memória do nosso querido atleta, foi construído na Gestão de Valmir Lacerda e reinaugurado em 2008, com gramado e arquibancadas ampliadas na Gestão de Valdeir Batista.

O estádio fica localizado na Avenida Antônio Hermógenes, Bairro Universitário, Araripina-Pernambuco.

Lembrando para o leitor, que algumas informações como a idade do Atleta em pauta e outros detalhes que faltaram esmiuçar, vou ficar devendo uma atualização.

Fotos do Estádio que homenageia o nosso Atleta inesquecível

Conteúdo exclusivo do Everaldo PaixãoLeia na íntegra

RELACIONADOS