InícioAraripina em FocoSexta-feira 13, você acredita em superstição?

Sexta-feira 13, você acredita em superstição?

Muitas pessoas acreditam que a sexta-feira 13 é um dia para não sair de casa. É que na crença popular a data simboliza o azar. Durante o dia até dar para sair na rua, mas na noite nem todas as pessoas se arriscam.

Segundo a Wikipédia, o número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 constelações do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se pela tradição, o mais azarado dos dias.

O cinema mundial aproveita a crença popular para produzir diversos filmes e faturam muito dinheiro com a sétima arte. Os temas e personagens são variados, palhaços, bruxas, duendes e até animais são fontes de inspiração para os autores na hora de criar as tramas.

Sem dúvidas os orientais são os mestres na produção de entretenimento de terror. Japão e China conseguem dar ao mundo filmes como A Múmia, Boneco do Mal e O Grito.

Aqui no Sertão que é terra de cabra macho também tem quem acredite em superstições. No interior histórias como Lobisomem, menino que visita cemitério á noite, papa-lagarta e chupa cabras mechem com o imaginário dos Araripinenses. Mas será mesmo que o dia 13 é embaraçoso? Vai depender de cada pessoa, quem é adepto de alguma religião geralmente das monoteístas como o Cristianismo não acreditam.

Fabrício Feitosa / AF Newss / Redação / Imagem: Reprodução

RELACIONADOS