Na manhã desta terça-feira (12/11), um possível furto de água foi registrado no Sítio Baixa, zona rural de Ipubi, no sertão de Pernambuco. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), uma equipe da Polícia Militar foi acionada para dar suporte na verificação de uma denúncia envolvendo o uso irregular de uma adutora de responsabilidade da empresa.
Ao chegarem ao local, a GTRI 9011 foi recebida pelo responsável da Compesa, Lindembergue de Oliveira Souza, que relatou que um homem estaria usando a água da adutora para abastecer duas cisternas em sua propriedade. Segundo o relato, haveria ainda a suspeita de que o homem estaria comercializando essa água através do abastecimento de caminhões-pipa.
Em conversa com os agentes, ele confirmou o uso de encanamento para desviar a água da adutora para as cisternas, mas negou que estivesse realizando a venda para terceiros. Ele afirmou que o abastecimento dos caminhões-pipa de sua propriedade é realizado em um poço localizado na área de Serra Branca.
Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Ipubi, onde o caso será investigado para determinar se houve crime de furto e a suposta comercialização irregular de água da adutora. A Compesa ressaltou a importância de preservar os recursos hídricos da região, especialmente em áreas rurais que enfrentam problemas de abastecimento.