Na manhã dessa terça-feira (10), enquanto a equipe de vigilância sanitário fazia fiscalização em um bar, que fica ao lado do Clube do Vaqueiro, um homem não identificado arremessou um cachorro para cima, maltratando o animal. O pobre animal que já estava com a parte traseira sem mobilidade ficou mais machucado ainda e gritava com dores.
Essa denúncia foi feito por um membro da vigilância sanitária de Araripina que ficou revoltado ao presenciar a cena de maus-tratos contra o animal.
Veja o relato do agente de vigilância sanitária:
“Esse cãozinho foi arremessado por um “MONSTRO” lá na Vila Nova – Ponta da Serra, Araripina, quando eu estava fazendo fiscalização em um bar, vizinho ao Clube do Vaqueiro. Ele apresenta-se imobilizado na parte traseira e grita com dores. Se alguém quiser ajudar, posso ir no local onde presencie a cena infeliz e lamentável”.
Maltratar animais é crime e você pode ser preso por isso
De acordo com a Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998
Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.
- 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
- 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
Araripina em Foco/Damião Sousa/Foto AF