InícioDestaqueJoão Campos lidera com 59% e Raquel Lyra tem 24%, diz pesquisa...

João Campos lidera com 59% e Raquel Lyra tem 24%, diz pesquisa divulgada pela CNN Brasil

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (23) pela CNN Brasil, realizada pelo Instituto Real Time Big Data, mostra o prefeito do Recife, João Campos (PSB), com ampla vantagem sobre a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), em um cenário de disputa pelo governo estadual em 2026. Segundo o levantamento, João aparece com mais de 35 pontos percentuais de diferença em relação à principal adversária, a maior margem registrada entre todos os cenários estaduais pesquisados até agora no Brasil.

No primeiro cenário estimulado, que inclui mais pré-candidatos, João Campos lidera com 59% das intenções de voto. Raquel Lyra aparece em segundo lugar, com 24%. Os demais nomes estão afastados, Gilson Machado (PL) tem 5%, enquanto Eduardo Moura (Novo) e Ivan Moraes (PSOL) registram 3% cada. Brancos e nulos somam 4%, e 2% dos entrevistados não souberam responder.

Em um segundo cenário, mais enxuto, a vantagem do prefeito aumenta. João sobe para 63% das intenções de voto, contra 27% de Raquel Lyra. Os votos brancos e nulos somam 6%, e 4% dos eleitores disseram estar indecisos.

O levantamento também avaliou o potencial de voto dos pré-candidatos. João Campos aparece com 33% do eleitorado disposto a votar nele com convicção, enquanto 34% afirmam que poderiam votar. Com isso, o prefeito tem um potencial de até 67% de intenção de voto. Por outro lado, 28% dos entrevistados afirmam que não votariam nele de forma alguma.

Raquel Lyra registra 16% de votos consolidados e 29% de possíveis eleitores, alcançando uma cobertura de 45%. A rejeição à governadora é de 48%.

Entre os demais nomes testados, os índices são ainda mais desfavoráveis, Gilson Machado apresenta 55% de rejeição e apenas 3% de votos de certeza. Além disso, 59% dos entrevistados afirmaram não conhecer Eduardo Moura, e 58% disseram o mesmo sobre Ivan Moraes.

Os números reforçam a posição de João Campos como principal nome na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas em 2026. A vantagem expressiva sobre a atual governadora consolida o favoritismo do prefeito e representa o maior diferencial entre governadores e adversários em pesquisas estaduais realizadas até o momento no país.

Fonte: CNN Brasil

RELACIONADOS