Uma jovem foi assassinada a tiros e outras três pessoas ficaram feridas em Ipojuca, no Grande Recife. A Polícia Civil informou que está investigando o crime, ocorrido no Engenho Crauassu.
A jovem assassinada tinha 19 anos, segundo a polícia. As pessoas baleadas são duas mulheres, de 50 e 18 anos, além de um homem, de 24 anos.
Logo depois do crime, todos foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O centro de saúde informou, nesta segunda (14), que a mulher já estava morta quando deu entrada.
Os outros três baleados, informou a UPA de Ipojuca, receberam os primeiros atendimentos e foram transferidos para uma unidade, não informada, na capital pernambucana. O estado de saúde deles também não foi informado.
O assassinato e a tentativa de triplo homicídio, segundo a Polícia Civil aconteceram na noite de domingo (13) e o caso foi divulgado nesta segunda. A corporação abriu um inquérito para apurar as circunstâncias e a autoria dos crimes.
A princípio, a linha de investigação aponta um possível envolvimento de uma das vítimas com o tráfico de drogas. A polícia não divulgou o nome da jovem morta nem das pessoas baleadas.
O caso foi registrado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A investigação ficará com o delegado Roberto Ferreira, segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil.
Estatísticas
Em julho de 2020, Pernambuco chegou ao sétimo mês seguido de alta nos registros de assassinato. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), foram 321 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), número 28,9% maior que os 249 do mesmo período de 2019.
Ao todo, nos sete primeiros meses do ano, foram contabilizados 2.284 homicídios em Pernambuco, um aumento de 14% em relação aos 2.002 crimes do tipo na mesma época em 2019. A secretaria apontou, em nota, que o aumento foi constatado em todas as regiões do estado.
Levando em consideração os dados do mês de julho, o Agreste teve o menor percentual de aumento – de 62 crimes, em 2019, para 68 casos, neste ano, o que representa 9% a mais. No Sertão, a diferença foi de 21,88%, indo de 32 para 39 casos, enquanto a Zona da Mata registrou aumento de 34% e foi de 44 para 59 ocorrências do tipo.
Somente no Recife, foram 48 pessoas assassinadas em julho, um aumento de 23,08% em relação às 39 do ano anterior. Já a Região Metropolitana, excluindo os dados da capital, teve 107 homicídios, 48,6% a mais que os 72 do mesmo mês de 2019.
G1 PE / Imagem: Reprodução