A vereadora Kaligia Mateus, que foi candidata à reeleição no município de Araripina, no sertão de Pernambuco, pela segunda eleição consecutiva, foi a mais votada. Nas eleições de 2020, quando ela concorreu pela primeira vez ao cargo de vereadora, ficou na primeira colocação, obtendo 2.447 votos, representando 5,64% dos votos válidos. Desta vez, ela bateu recorde, consagrando-se como a vereadora mais votada da história da cidade, com 3.243 votos, 6,89% dos votos válidos.
Quem é Kaligia Mateus
Kaligia Carvalho Moreira Mateus, 46 anos, professora, casada com Evilásio Mateus, mãe de duas filhas, Júlia e Maria Fernanda, é filiada ao PDT – Partido Democrático Trabalhista.
Desde que assumiu seu primeiro mandato, comprometeu-se a caminhar ao lado das mães na conscientização sobre o autismo, para, juntos, melhorar a qualidade de vida das pessoas atípicas, promovendo inclusão e apoio. Kaligia também busca a instalação do Centro de Referência para Pessoas com Deficiência em Araripina.
“A nossa campanha começou primeiro por uma grande batalha pela democracia, para que o povo pudesse decidir de fato quem eles queriam para prefeito. Todos sabem que passamos por um longo processo para conseguir que Evilásio e vários candidatos que estavam filiados ao PDT pudessem concorrer nas eleições deste ano. Vencemos o processo e vencemos a eleição. Podem ter certeza de que iremos trabalhar ainda mais para melhorar a vida das pessoas que moram nesta cidade”, disse Kaligia.
O Araripina em Foco trará matérias com todos os 17 vereadores eleitos nestas eleições de 2024, que assumirão a partir de janeiro de 2025.