InícioAraripina em FocoLojistas do Centro do Recife denunciam arrombamentos durante quarentena do coronavírus

Lojistas do Centro do Recife denunciam arrombamentos durante quarentena do coronavírus

Lojistas do Recife denunciaram tentativas de saqueamento a estabelecimentos nos bairros de Santo Antônio e São José, no Centro da capital, neste fim de semana, 10, 11 e 12 de abril. João Maciel, um proprietário de uma loja de calçados e presidente do Sindicato do Comércio de Calçados de Pernambuco (Sinconcape), contou que uma farmácia e uma loja de cosméticos da Av. Duque de Caxias sofreram arrombamentos entre a sexta-feira (10) e o sábado (11).

Segundo ele, as lojas tinham câmeras e alarme, mas isso não impediu o roubo. “O alarme acionou mas a polícia não chega a tempo”, disse. “Eles sabem que a sexta é feriado (de Semana Santa) e não ia ter ninguém, e aproveitam para roubar. Se a Polícia não tomar uma atitude rápido, essa semana já vai ter outro arrombamento”, reclamou.

Para ele, a impressão é de que, por não estar tendo movimento na cidade, eles retiraram os agentes de segurança da área central. Segundo o lojista, o local é protegido pelo 16º Batalhão da Polícia Militar. “Ele é o único que pode emprestar (efetivo) para outros bairros. Mas se tiver uma ocorrência, os batalhões de outros bairros não podem atender o Centro”, afirmou. Procurada pela reportagem do JC, a Polícia Militar de Pernambuco ainda não se pronunciou sobre o assunto

O sentimento é de estarem abandonados, ele revelou. “A gente vê muito pouco policiamento na cidade. Nessa época deveria estar tendo ronda de policial. Para pelo menos a Polícia ser ostensiva e o pessoal ver que tem segurança na loja”.

Esse é o principal pedido do sindicalista. “A gente espera que eles façam rondas na cidade, para que vejam que não está abandonada”, pediu.

JC On Line / Imagem: Reprodução

RELACIONADOS