InícioAraripina em FocoLula usa avião para o Egito de empresário da Lava Jato

Lula usa avião para o Egito de empresário da Lava Jato

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá ao Egito participar da COP27, conferência do clima da ONU, a bordo de um avião de José Seripieri Junior, empresário ex-dono da Qualicorp e dono da QSaúde. Próximo de Lula, Júnior, como é conhecido, foi um dos primeiros donos de empresa a se encontrarem com o então candidato a presidente durante a campanha eleitoral. O jato cedido é do modelo Gulfstream G600 e tem capacidade para transportar 12 pessoas.

As informações são do portal Poder360.

A emissão de gases do efeito estufa com viagens de aviões particulares é de 5 a 14 vezes maior do que a média por passageiros em aviões de carreira. Segundo a Fox News, mais de 400 jatos particulares devem voar para a Conferência das Partes no Egito levando ativistas pró-meio ambiente. De acordo com a BBC, atribuindo os dados ao FlightRadar24, 36 jatos particulares pousaram em Sharm el-Sheikh de 4 a 6 de novembro, data de início da cúpula. Outros 64 voaram para o Cairo, 24 dos quais vieram de Sharm el-Sheikh. O site da COP27 diz que os delegados devem usar um desses aeroportos.

Os voos de jatos privados produzem gases de efeito estufa -principalmente dióxido de carbono (CO2)- a partir da queima de combustível. Esses emissores contribuem para o aquecimento global. O modelo Gulfstream G650 é o que mais voou para o Egito. Esse avião usa 1.900 litros de combustível por hora. O modelo Gulfstream G600, no qual Lula deve viajar, gasta 1.74 litros por hora. Um voo direto do Brasil para o Egito leva em média 12 horas e 30 minutos, cobrindo uma distância de 10.024 quilômetros. O Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido diz que 2,5 kg (5,5 lb) de CO2 são emitidos para cada litro de combustível de turbina de aviação queimado. Portanto, o voo de Lula ao Egito gastaria aproximadamente 130 toneladas de CO2.

RELACIONADOS