InícioAraripina em FocoMarço Azul: Prevenção das Verminoses e Doenças Gastrointestinais

Março Azul: Prevenção das Verminoses e Doenças Gastrointestinais

Estamos no mês de Março, em que é reforçada a importância da prevenção das verminoses e doenças gastrointestinais dos Pets. 

A pergunta que te faço é: o que você tem feito para evitar que seu pet tenha verminose? 

Olá! Eu sou Priscila de Alencar, Médica Veterinária, e o tema do Papo Pet de hoje é: 

O que é verminose; qual sua forma de transmissão e como posso prevenir. 

Tratam-se de vermes que se instalam no organismo dos pets, os quais só oferecem riscos à saúde dos nossos amiguinhos. 

A maioria desses vermes são desenvolvidos na parede do intestino, e podem migrar para outros órgãos como: cérebro, pulmão, coração, fígado… entre outros, causando danos que muitas vezes são irreversíveis. 

É muito comum os animais apresentarem sintomas extremamente desconfortáveis, como: dor e aumento abdominal, coceira na região perianal, fezes amolecidas ou diarreicas com presença de sangue. Além de apresentarem outros sinais também preocupantes, como: perda de peso, desnutrição, indisposição e atraso no desenvolvimento dos filhotes.   

As principais formas de transmissão são as mais comuns possíveis, como a água de beber que não é trocada a dias, comida e brinquedos que ficam expostos ao chão, ambiente sujo e úmido com poças de água, e acesso ao lixo.

Mas calma, que se a forma de transmissão é simples, a de prevenção é muito mais simples, então fiquem ligados em cada uma delas:

  1. Higienização do ambiente que o seu pet passa a maior parte do tempo;
  2. Lavar as vasilhas de água e de ração frequentemente;
  3. Conservar a ração em recipiente fechado;
  4. Evitar que o seu pet tenha acesso a lugares sujos e com exposição de lixo. 
  5. Seguir o protocolo de vermifugação corretamente. Que são os medicamentos (mais conhecidos como vermífugos). Eles vão atuar contra o desenvolvimento desses vermes no intestino. Assim prevenindo doenças futuras. 

Mas, Dra. Priscila, se meu pet apresentar esses mesmos sintomas já devo tratar com vermífugo?

Jamais! Esses mesmos sinais podem estar relacionados a diversas outras doenças.  Por isso é necessário levar o seu Pet para uma consulta veterinária, o qual vai passar por uma análise clínico e  laboratorial, pois, o médico veterinário é o profissional  adequado e preparado para fazer o diagnóstico certo e passar o tratamento correto. 

NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Dra. Priscila de Alencar / Papo Pet / Araripina em Foco

RELACIONADOS