InícioAraripina em FocoMesária representa Araripina em projeto da Justiça Eleitoral

Mesária representa Araripina em projeto da Justiça Eleitoral

Moradora de Araripina, em Pernambuco, Rafaela Delmondes é gaúcha. A assistente administrativa já morou no Canadá e tem como hobby assistir a filmes e séries, bem como ouvir músicas em inglês, para continuar tendo contato com a língua. Mas quando se trata do Brasil, seu país, contribuir para a democracia é o que ela gosta. Fiscal em eleição anterior, este ano, ela se voluntariou para ser mesária pela primeira vez.

A vontade de colaborar para a concretização da democracia no país é tanta que ela conta que ficou eufórica quando soube da nomeação. “Eu não estava esperando ser convocada, porque, na hora de enviar meus dados, meu celular deu um problema, mas acabei recebendo a convocação rapidamente. Desde então, fiz contagem regressiva e pesquisei sobre a experiência de outras pessoas para absorver conhecimento”, conta.

A assistente administrativa lembra que foi por influência do pai, falecido há dois anos, que ela se interessou em ser mesária. “Meu pai gostava de tudo relacionado à eleição. Ele me instigava a ter interesse nisso. Me mandou tirar o título quando cheguei na idade, tentava me levar para conhecer a urna, mas eu não podia entrar com ele”, recorda.

Ao lembrar com carinho do pai, ela diz que tem “certeza de que estaria muito feliz em ver a filha trabalhando nas eleições”.

A primeira de muitas

Rafaela afirma que esta será a primeira de muitas eleições em que irá atuar ativamente. “Se depender de mim, quero continuar ajudando. Me sinto completamente importante em fazer parte disso. É uma honra”, destaca.

Apaixonada pelo trabalho de mesária, ela completa: “É um papel de suma importância, principalmente porque a gente está facilitando para que todos possam votar. Acho que todo mundo tem que passar por uma experiência assim. Muitos não valorizam, porque é um trabalho voluntário, mas é muito importante fazer parte disso”.

Série Mesários

Essa história faz parte da série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado. Os textos estão sendo publicados desde fevereiro, mês em que a Justiça Eleitoral comemorou 90 anos. A ideia é mostrar que a atuação para garantir o processo democrático por meio das eleições só é possível graças às mesárias e aos mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país.

Confira o depoimento de Rafaela abaixo:

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral.

Allyne Ribeiro
Allyne Ribeirohttps://araripinaemfoco.com
Diretora de Edição e Redação de Jornalismo
RELACIONADOS