InícioAraripina em FocoMinistra diz que mais gados no Pantanal acabaria com o fogo

Ministra diz que mais gados no Pantanal acabaria com o fogo

A ministra Tereza Cristina (Agricultura) afirmou nesta sexta-feira (09/10) que se o Pantanal tivesse mais gado, os incêndios seriam menores. De acordo com ela, “o boi é o bombeiro” do bioma.

Falo uma coisa que às vezes as pessoas criticam. Mas, o boi, ele ajuda. Ele é o bombeiro do pantanal, porque ele é quem come aquela massa do capim, seja o nativo ou plantado. É ele que come essa massa para não deixar como este ano nós tivemos. Com a seca, a água do subsolo também baixou os níveis. Essa massa virou 1 material altamente combustível”, disse em audiência pública remota da comissão temporária do Senado que acompanha as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal.

“Aconteceu o desastre porque nós tínhamos muita matéria orgânica seca que, talvez, se tivéssemos um pouco mais de gado no Pantanal, isso teria sido um desastre até menor do que nós tivemos este ano. Mas isso tem de servir como reflexão do que temos de fazer”, declarou.

A ministra ainda elogiou o trabalho dos ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) durante a audiência.

“Os 2 foram ágeis, tanto em liberar recursos para os Estados, de forma mais célere, como no envio de aviões e helicópteros para nos atender nesse momento que ainda estamos atravessando. Sempre com muita seriedade, estamos trabalhando para que, a persistir a seca no próximo ano, não enfrentemos uma crise tão grande”, afirmou.

QUEIMADAS

Dados divulgados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e pelo Ministério do Meio Ambiente apontam que o total de queimadas que atingiram os diversos biomas brasileiros, em 2020, é 1% maior do que em 2019.

O valor corresponde à área total. Locais como o Pantanal tiveram mais que o dobro de destruição entre 1 ano e outro. Outros apresentaram redução, como na caatinga, em que as queimadas atingiram uma área 38% menor, na comparação com 2019.

O Pantanal teve o pior resultado entre os biomas brasileiros, em 2020. Os incêndios registrados de janeiro a setembro do ano passado consumiram 12.948 km². Neste ano, foram 32.910 km² nos últimos 9 meses. Só a destruição no Pantanal é equivalente à 1,5 vezes a do Estado de Sergipe.

PANTANAL NO CONSELHO DA AMAZÔNIA

Durante a sessão, a comissão que acompanha as queimadas no Pantanal sugeriu ao presidente Jair Bolsonaro, em requerimento aprovado pelo colegiado, que o bioma Pantanal seja incluído no Conselho da Amazônia até 2025.

Na justificativa do pedido, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) disse que a inclusão significará o “verdadeiro” compromisso do governo federal em proteger o meio ambiente.

“É crucial que o Pantanal passe a estar sob tutela do Conselho Nacional da Amazônia Legal, pelos próximos 5 anos, como forma de garantir que ações de prevenção e combate a incêndios”, escreveu a senadora.

Tereza Cristina afirmou que vai analisar com especialistas a inclusão do Pantanal no conselho. A ministra disse que, em princípio, o governo federal não vê dificuldades no requerimento.

Poder 360 / Imagem: Reprodução

RELACIONADOS