InícioAraripina em FocoMulher viaja de Juazeiro do Norte, Ceará a São Paulo para doar...

Mulher viaja de Juazeiro do Norte, Ceará a São Paulo para doar rim à cunhada e recebe homenagem durante voo

Uma mulher de 59 anos foi homenageada durante um voo de Juazeiro do Norte, no Ceará, para São Paulo, na manhã desta quinta-feira (05/10). O motivo é especial: ela estava a caminho da capital paulista para doar um rim à cunhada, que sofre de Doença Renal Crônica.

Francisca Benigna Mendes de Oliveira mora no Nordeste desde 2013. Ao saber que a cunhada, Sônia Perona, irmã de seu esposo falecido há dois anos, precisaria de um transplante de rim, ela se prontificou a testar a compatibilidade de seu órgão e, caso positivo, doá-lo.

A paulista Sônia, de 64 anos, tomou medicamentos para controle da pressão arterial durante boa parte da vida e, em março deste ano, foi diagnosticada com Doença Renal Crônica. Seus médicos avaliaram o quadro e viram a necessidade da realização de um transplante de órgão.

Encontrar um possível doador foi difícil, mas ao final das contas, os exames de Francisca atestaram que ela é compatível e poderá doar o rim.

Grata pelo gesto, a paciente entrou em contato com a Latam, companhia aérea responsável pelo voo que traria a cunhada, para solicitar uma surpresa. Ela escreveu uma carta, que foi lida pela tripulação (veja vídeo) e gerou aplausos dos presentes na aeronave.

“Minha cunhada, Francisca Benigna, fará uma viagem de Juazeiro do Norte para São Paulo para me doar um rim. Sim, eu tenho Doença Renal Crônica e dependo de um rim para continuar a viver. A Benigna assim que soube do meu problema, se prontificou a doar, fez exame de compatibilidade e deu certo. Agora, está deixando a sua via no Ceará para vir me salvar. Nem sei o que dizer para agradecê-la, ainda que eu use todas as palavras e tenha um texto muito bonito, não conseguirei, mas sei que isso tem um nome: amor”, dizia o recado.

Em entrevista à TV Globo, Sônia afirmou que o objetivo foi fazer algo para dizer a Francisca o quão grandioso é seu ato e para que os demais passageiros se sensibilizassem com a importância da doação de órgãos. “É um ato de amor grandiosíssimo você poder proporcionar uma vida nova para outras pessoas através de si”.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, até setembro deste ano, foram realizados 1.440 transplantes de rim no estado de São Paulo. O número é 30% maior comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.108 transplantes do órgão.

Por Felipe Cruz, TV Globo — São Paulo

RELACIONADOS