No dia 04 de maio termina o prazo de regularização do título eleitoral e da solicitação da primeira via do documento.Tirar o título de eleitor nunca foi tão fácil, desde 2021 o título eleitoral pode ser tirado pela internet, através do sistema Título Net. Então se você tem 16 anos ou vai completar até outubro pode fazer seu titulo no aplicativo.
O TSE em fevereiro deste ano registrou o menor número de adolescentes de 16 e 17 anos com título de eleitor da história. Foram contabilizados mais de 830 mil jovens com o documento até o momento. Nas últimas eleições gerais, em 2018, foram mais de 1,4 milhão de pessoas da faixa etária aptas para votar no mesmo mês.
Para influenciar as pessoas a tirar o título de eleitor varias celebridades como Anitta, Juliette e Giovanna Ewbank estão fazendo campanha em suas redes sociais para influenciar os jovens a tirar o título digital.
Em seu Twitter Anitta fala “Tem 16 ou 17 anos ou fará 16 anos ATÉ 02 de Outubro? Mudou de cidade e quer votar para o novo presidente do Brasil? Então, fique sabendo que é muito fácil tirar ou transferir o título hoje em dia! É tudo online e não precisa de biometria!”

Já a Juliette diz que “O voto é uma das melhores maneiras de expressar nossa voz dentro da democracia, talvez a mais poderosa. Fico muito triste com a informação que o número de adolescente de 16 e 17 anos que tiraram o título é um dos mais baixos da história. Tirar o título é simples no site do TSE.” e completa “A data limite é dia 4 de maio. Mais do que o nome de quem ocupa um cargo, o seu voto influencia a qualidade dos serviços de saúde gratuitos e pagos, diretrizes da educação pública e privada, transporte, alimentação e muito mais. Seu voto faz a diferença!”.

E se você tem entre mais de 16 anos ou vai completar esta idade até dia 02 de outubro e quer tirar o título eleitoral fique tranquilo que o Araripina em Foco vai explicar o passo a passo de como tirar o título de eleitor pela primeira vez pelo sistema Título Net.
Para fazer o título pela primeira vez, basta acessar o sistema Título Net, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.
O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência.
Os homens com idade entre 18 e 45 anos também devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar. Mas atenção: as imagens devem estar totalmente legíveis, pois, se não estiverem, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral. Após o cadastro, é possível acompanhar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.